A capital baiana passou a contar com um novo espaço público para os soteropolitanos e turistas que desejam prestigiar o vaivém do tráfego de aeronaves no aeroporto. A Praça do Avião, localizada na entrada da Base Aérea de Salvador e próximo ao icônico corredor de bambuzal, foi inaugurada nesta sexta-feira (10).
O novo espaço ganhou diversos mobiliários urbanos, além de paisagismo, tornando-se mais um cartão de visita da cidade. O histórico caça F-8 instalado no local, que antes estava degradado, também foi completamente recuperado. As obras no local foram realizadas pela Prefeitura, através da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Desal), e pela Sociedade Amigos da Força Aérea Brasileira.
A Praça do Avião possui 1 mil metros quadrados de área e conta com poltronas e mesas em concreto, passeios com piso intertravado, piso tátil e paisagismo reforçado com plantio de gramado e de mudas ornamentais.
Iluminação – Além da construção da Praça do Avião, a Prefeitura concluiu a nova iluminação cênica do bambuzal do aeroporto, considerado um dos cartões-postais mais icônicos da cidade.
Com um investimento de R$2,5 milhões, a Diretoria de Serviços de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Dsip/Semop) instalou 102 postes com alturas entre cinco e nove metros, além de 50 luminárias de 80W e 204 refletores de 36W, proporcionando uma iluminação viária em harmonia com o ambiente natural.
Além disso, a temperatura de cor de 2.700K foi escolhida para manter o equilíbrio com o bambuzal, e a iluminação cênica RGB, que alterna cores, valoriza ainda mais a beleza do local.