Preta Gil, de 50 anos, segue internada desde dezembro de 2024 no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde realizou uma cirurgia de grande porte para a remoção de tumores localizados nos linfonodos, ureter e peritônio. A cantora esteve sob cuidados médicos por cerca de 21 horas durante o procedimento e compartilhou detalhes com seus seguidores no Instagram, garantindo estar se recuperando bem.
O oncologista Jorge Abissamra, em entrevista à revista Caras, explicou que o objetivo da cirurgia era a remoção completa das lesões, com intenção curativa. “A cirurgia busca ressecar a lesão, geralmente com uma proposta de cura. Apesar de ser um procedimento invasivo, o benefício a médio e longo prazo costuma ser significativo”, afirmou.
O especialista ressaltou que intervenções tão extensas podem exigir um período de recuperação maior. “Inicialmente, pode haver uma piora na qualidade de vida devido ao trauma cirúrgico. Porém, com o tempo, o paciente pode ter uma excelente resposta e benefícios indiretos na qualidade de vida. Procedimentos longos, especialmente na cavidade abdominal, tendem a prolongar o tempo de recuperação devido à manipulação dos órgãos e aos danos fisiológicos”, explicou.
No caso de Preta Gil, a cirurgia foi considerada muito complexa, principalmente por ela já ter passado por outros procedimentos abdominais no passado. “Cada vez que a cavidade abdominal é aberta, a manipulação se torna mais difícil devido à formação de aderências, conhecidas como bridas. Isso aumenta a complexidade e o tempo necessário para o reestabelecimento”, acrescentou o médico.
O objetivo principal do procedimento foi remover completamente os tumores, o que, segundo o oncologista, aumenta significativamente as chances de cura. “Quando a lesão é completamente retirada, há um benefício oncológico claro. O caso da Preta parece ter seguido essa linha, com o foco em eliminar todas as lesões para oferecer uma chance maior de cura e uma resposta positiva ao tratamento”, concluiu Dr. Abissamra.
Após a cirurgia, Preta Gil usou suas redes sociais para tranquilizar os fãs e agradecer pelo apoio. Em uma publicação, ela compartilhou uma foto no hospital e escreveu: “Amores, passando aqui para deixar vocês calmos! Eu sigo minha batalha, um dia de cada vez, com fé, e a cada dia me fortalecendo mais. Obrigada por todas as orações e energias positivas. Eu sinto isso todos os dias. Paz e amor no coração de todos, amo vocês! Já, já eu tô de volta!”.