Com o tempo de 53m11s, a baiana Núbia de Oliveira, natural de Campo Formoso, no norte baiano, fez história na tradicional Corrida de São Silvestre, conquistando o terceiro lugar na competição deste ano.
Essa foi a terceira participação da atleta baiana na São Silvestre, prova que já “amarga” 18 anos sem uma vitória nacional na prova feminina. Residente de Flamengo, em Jaguarari, Núbia, de apenas 22 anos, ficou atrás apenas das quenianas Agnes Keino (51m25s) e Cynthia Chemweno (52m11s).
“Dá para sonhar mais, pode ter certeza. Hoje mostramos a nossa força. Fui terceira colocada e estou muito feliz com o resultado. Eu não cheguei aqui sozinha, tem várias pessoas por trás desse resultado. Cheguei em terceiro lugar, mas podemos sonhar que uma brasileira pode, sim, ganhar a São Silvestre”, celebrou.
Apesar da pouca idade, a baiana já acumula títulos como campeã do Troféu Brasil 1000m, campeã sul-americana, vice-campeã Pan-americana de Cross Country, além de ser campeã brasileira de atletismo 13 vezes.
Prova masculina
Entre os homens, Johnatas Cruz foi o melhor colocado do Brasil, terminando a prova em quarto lugar. Ele ficou atrás de dois quenianos, Wilson Too (1º lugar) e Reuben Poghisho (3º lugar), e do tanzaniano Joseph Panga (2º lugar), com o tempo de 45m32s, a apenas 6 segundos do pódio.