O 1º de janeiro pode ser simbólico para muitos brasileiros, mas é também o dia em que diversas mudanças em leis entram em vigor no Brasil. No caso de 2025, o governo federal começa o ano sem um Orçamento aprovado, o que vai impor limites à execução de despesas da União até que uma proposta seja aprovada pelo Congresso Nacional.
O início de um novo ano também marca a vigência de uma série de alterações e novas regras. Entre as principais, está o novo valor do salário mínimo, que passa a ser de R$1.518. Outro destaque é a regulamentação das apostas de quota fixa – as conhecidas bets. Entre as novas regras, estão pagamento de impostos e uma série de diretrizes para que essas empresas possam operar no país.
Começam hoje também as novas regras para o Benefício de Prestação Continuada (BPC), benefício pago, no valor de um salário mínimo por mês, a pessoas com deficiência e idosos com 65 anos ou mais que não têm condições de se sustentar ou serem sustentados pela família
Passam a valer neste primeiro dia do ano ainda a taxação mínima de 15% para lucros de multinacionais; as mudanças no abono e Fundeb; o novo presidente do Banco Central, o economista Gabriel Galípolo, assume mandato de 4 anos; mulheres que completarem 18 anos poderão realizar o alistamento militar voluntário; e será renovada a cota nacional em cinemas, reservando uma porcentagem para exibição de obras nacionais.