Um dos destinos mais disputados do Verão no Brasil, Trancoso seguirá no auge por mais uma temporada. Não à toa, o vilarejo no sul da Bahia foi escolhido mais uma vez pelo Alô Alô Bahia como uma das suas paradas na alta estação, quando estaremos de olho em tudo o que acontece por lá.
Um dos segredos do distrito paradisíaco de Porto Seguro é, como nas grandes metrópoles – mas com charme único e em doses homeopáticas necessárias, afinal o que é bom permanece como hostpot -, apresentar sempre novidades, mantendo-se em evidência e atiçando a curiosidade de quem o visita.
Nesta chegada de 2025, por exemplo, pelo menos 5 novos espaços devem se destacar entre os visitantes antenados. Um deles é o Tutabar, bar com comidinhas na brasa e drinks autorais à beira-mar, a poucos metros da premiada Pousada Tutabel, na Praia de Itapororoca.
A experiência pé na areia conecta o visitante com a paisagem em três estilos de ambientes – Ninhos, Tendas e Choupanas -, cada um com uma proposta. No menu, destacam-se as parrillas de frutos do mar, vegetais, carnes ou mistos, preparados na brasa e valorizando ingredientes de produção local orgânica e agroecológica.
Ele fica aberto todos os dias, das 11h às 17h, com exceção das quartas-feiras. Mais: @tutabar.trancoso.
Outra novidade que já vem dando o que falar é o Flô Asian Cuisine, o asiático do Grupo Flô, que já “manda” em Trancoso. Quem está por trás da bancada é o chef Marcelo San, carioca que vem se adaptando bem à Bahia, onde aposta em um menu autoral, em que une técnicas tradicionais com criatividade, valorizando insumos nacionais e japoneses, com foco em condimentos especiais e com influências da culinária mundial.
O Flô fica aberto todos os dias, das 18h às 23h, com exceção das terças-feiras, e oferece serviço de delivery. Mais: @floasiancuisine.
Outra novidade de 2024, que chegou a tempo da alta estação, é o Mar de Ostras. O menu da casa vai além dos desejados moluscos, mantidos frescos em um aquário no salão. O espaço valoriza também, em criações autorais, peixes e outros frutos do mar, como vieiras, lulas e lambretas, em um cardápio criativo e que não esquece dos veganos e vegetarianos.
Para quem não quer sair de casa, eles oferecem o serviço de Oyster Home, levando até o visitante uma estação de ostras frescas especial. Ele funciona todos os dias, das 16h à 0h, com exceção das segundas. Mais: @mardeostrastrancoso.
Com cara de restaurante, mais jeitinho de bar, o Broca, sucesso em São Paulo, está agora perto do mar, sob o comando do chef Cadu Evangelisti. Instalado no Santo Beco, o mais novo espaço gastronômico do vilarejo, inaugurado nesta quinta-feira (26), traz para Trancoso uma experiência gastronômica única, que combina técnica com criatividade. Os ingredientes frescos são valorizados, com apresentação impecável, mas mantendo a “deselegância”, como o próprio chef brinca, do espaço da capital paulista, despretensioso.
O Broca funciona todos os dias, das 18h à 0h, com exceção das terças-feiras. Mais:@broca.trancoso.
Também fresquinho, mas sem frescura, o Bar das Meninas também acaba de ser inaugurado, também no Santo Beco. Mais do que um boteco, o espaço foi pensado para ser a extensão da casa de quem visita ou mora em Trancoso, com um charme especial. A tradicional cerveja gelada no copo americano faz companhia a boa música e petiscos de boteco, no coração de Trancoso. Tem batata frita com bucho, pasteis, moela, vaca atolada e boquinha de anjo, tudo também assinado pelo chef Cadu Evangelisti, que chegou com tudo em Trancoso.
Mais: @bardasmeninas.trancoso.