Despertar e dormir com arte. Os turistas que buscam mais conforto e exclusividade ao visitar o Inhotim agora podem se hospedar nas instalações do próprio museu, tido como o maior equipamento a céu aberto do mundo.
Localizado em Brumadinho, região vizinha a Belo Horizonte, em Minas Gerais, o resort de luxo Clara Arte está no coração da instituição, a cerca de 300 metros da Galeria Psicoativa Tunga, e começa a operar nesta sexta-feira (20). As reservas são feitas por meio do site, administrado pelo Clara Resorts.
Ao todo, são 46 bangalôs, cada um com capacidade para até cinco pessoas, que poderão desfrutar de comodidades como banheira, televisão, ar condicionado e uma copa equipada com pia, micro-ondas, filtro de água e adega.
As diárias começam em R$ 2.391 para casal. O valor inicial já dá direito a pensão completa (café da manhã, almoço, café da tarde, jantar e bebidas não alcoólicas durante as refeições).
Mas, para visitar o Inhotim, os hóspedes ainda terão de adquirir separadamente os ingressos – ou se contentar em aproveitar a infraestrutura do resort, com piscinas climatizadas e cobertas, sauna, spa, dois restaurantes, brinquedoteca, academia e um espaço para eventos.
Por outro lado, em cada quarto, há uma obra de arte. E, nas áreas comuns do hotel, têm obras emprestadas do acervo de Inhotim.
O ideia de construção de um hotel no local teve início há mais de dez anos, em 2011, e foi pensada por Bernardo Paz, empresário siderúrgico mineiro e fundador de Inhotim.
O projeto original tem assinatura da arquiteta Freusa Zechmeister, conhecida por desenhar a Casa Bonomi, na Savassi, em BH. Freusa é quem está por trás dos figurinos criados para a companhia de dança Grupo Corpo.
Em 2014, a obra foi interrompida. Segundo nota divulgada pelo Inhotim, a decisão de Bernardo Paz de redirecionar seus recursos para “outros investimentos relacionados ao Inhotim” foi o motivo da paralisação.
Nos anos seguintes, empresários do setor hoteleiro cortejaram o instituto com propostas de retomada da construção, mas apenas o Clara Resorts chegou a uma sintonia com o conceito original. O terreno foi, então, transferido para a rede, e o hotel é uma propriedade independente de Inhotim, com entrada própria.
Veja fotos do Clara Resort Inhotim: