O Instituto Cervantes de Salvador e o Consulado da Argentina em Salvador realizam, no próximo dia 27 de novembro, um evento especial para celebrar os laços culturais entre a Argentina, o Brasil e a Bahia. O encontro, intitulado “Conexão Cultural: Argentina e Bahia”, contará com a participação da produtora de cinema e arquiteta argentina Diana Gurgel, responsável por importantes obras do cinema baiano como “3 Histórias da Bahia”, “Quincas Berro d’Água”, “A Luta do Século”, “A Coleção Invisível”, “Eu me Lembro”, “Salvador, Cidade Porto”, entre outros; e do escritor e músico Juan Ignacio Azpeitia, que lançou o romance “Bahía Negra”, uma obra que explora os desafios da migração e o impacto dessa experiência na identidade pessoal. A entrada é gratuita.
O objetivo da ação é proporcionar uma discussão sobre as influências dos dois países no cinema e na música, além de celebrar os laços que unem os dois países, passando pela relação com a Bahia. O bate-papo será conduzido pelo professor Hernán Yerro e contará ainda com apresentação musical de clássicos do folclore argentino, com destaque para a zamba, interpretada com piano e voz.
“É um encontro de exaltação das culturas do Brasil, da Argentina e, especialmente, da Bahia. São relações que percorrem a história e ainda hoje seguem vivas e pulsantes para todos os amantes do cinema e da música“, afirma a diretora do Instituto Cervantes Salvador, Rosa Sánchez-Cascado.