Filha do príncipe William e da princesa de Gales, Kate Middleton, a princesa Charlotte, de 9 anos, poderá perder um de seus títulos reais em breve, devido a uma tradição centenária da família real britânica.
Atualmente, Charlotte é reconhecida como “princesa Charlotte de Gales”, título que recebeu após a morte de sua bisavó, a rainha Elizabeth II. Isso ocorreu quando seu pai, William, assumiu o título de príncipe de Gales, reservado ao herdeiro direto do trono.
No entanto, quando o Rei Charles III falecer e William se tornar rei, o título de príncipe de Gales será transferido para George, o filho mais velho de William, primeiro na linha de sucessão.
Nesse contexto, Charlotte não herdará o título de princesa de Gales, pois, segundo a tradição real, esse título é destinado exclusivamente à esposa do príncipe de Gales. Assim, a futura princesa de Gales será a esposa de George, caso ele se case.
Mesmo sem o título atual, Charlotte permanecerá com o título de princesa e poderá receber uma honraria importante no futuro: o título de Princesa Real, reservado à filha mais velha ou irmã do monarca. Atualmente, esse título pertence à princesa Anne, filha da rainha Elizabeth II e irmã do Rei Charles III.
Quando a princesa Anne vier a falecer, a possibilidade de Charlotte assumir esse novo título poderá se concretizar, honrando mais uma tradição da realeza britânica.