Baiano, fotógrafo Christian Cravo inaugura exposição inédita em São Paulo

Baiano, fotógrafo Christian Cravo inaugura exposição inédita em São Paulo

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Reprodução

Publicado em 23/10/2024 às 12:37 / Leia em 2 minutos

O fotógrafo baiano Christian Cravo desembarca em São Paulo com uma exposição inédita que retrata sobre temas como injustiça ambiental e a colonização de resíduos. Batizada de “Paisagens Antrópicas”, a mostra fica em cartaz até o dia 21 de dezembro, na Casa Seva, localizada na Alameda Lorena. A entrada é gratuita.

Em seu novo projeto, Cravo apresenta fragmentos de suas viagens a países como Gana e Bangladesh, em uma reflexão sobre os impactos da ação humana no meio ambiente. Considerado um dos principais nomes da fotografia contemporânea, ele explora os espaços residuais que emergem do descarte industrial em lixões e propõe uma visão inovadora de áreas frequentemente negligenciadas, apresentando-as como ambientes em constante transformação e resiliência. Pelo conceito de “processos movediços”, o artista sugere que essas paisagens estão em fluxo contínuo, tornando-se lugares de regeneração e potencial inovação.

A mostra também aborda a prática do colonialismo de resíduos, em que países desenvolvidos exportam lixo industrial para países em desenvolvimento, revelando uma dura realidade de desigualdade social e ambiental, amplamente observada desde os aterros de Gana até os desertos do Oriente Médio.

Para Carolina Pileggi, fundadora da Casa Seva, a viagem pelas obras de Cravo desperta uma conscientização essencial sobre a complexa interação entre o ser humano e o ambiente, especialmente em locais marginalizados e insalubres. “Christian tem uma habilidade única de transformar esses cenários em narrativas visuais profundamente envolventes, que podem trazer uma nova perspectiva sobre a forma como consumimos, provocando uma reflexão sobre nosso papel e nossas responsabilidades em relação ao planeta”, pontua.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia

Compartilhe