A Petrobras informou nesta quinta-feira (10), o início da construção de sua primeira planta-piloto para a produção de hidrogênio verde.
O projeto será implantado na Usina Termelétrica do Vale do Açu, localizada em Alto do Rodrigues, Rio Grande do Norte. A iniciativa visa fortalecer a estratégia da empresa na transição para fontes de energia limpa e sustentável.
A produção de hidrogênio verde será possível por meio de energia solar, que gerará eletricidade para separar as moléculas de água em hidrogênio e oxigênio, utilizando a tecnologia de eletrólise.
Com um investimento de R$ 90 milhões, o projeto será realizado em parceria com o Instituto Senai de Inovação em Energias Renováveis (Senai ISI-ER), enquanto a execução das obras ficará a cargo da WEG, multinacional brasileira reconhecida no setor de eletrificação.
A previsão é que a unidade esteja em funcionamento no primeiro trimestre de 2026.
“Esse é o primeiro passo rumo a iniciativas comerciais mais amplas no segmento de hidrogênio sustentável”, declarou Maurício Tolmasquim, diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras.
Para viabilizar o projeto, a Usina Fotovoltaica de Alto Rodrigues, que inicialmente foi construída para fins de pesquisa e desenvolvimento, terá sua capacidade ampliada de 1,1 MWp para 2,5 MWp. Essa expansão permitirá atender à demanda elétrica da unidade-piloto de eletrólise, que contará com uma capacidade de 2 MW.
A planta de eletrólise será submetida a diferentes testes de operação, aproveitando a integração com a rede de distribuição de energia e o sistema de armazenamento já existente na unidade.