Com o tema “Histórias Ancestrais: a literatura como ponte entre passado, presente e futuro”, a Festa Literária de Boipeba (FLIPEBA) tem início nesta quarta-feira (9), reunindo escritores, artistas, professores e estudantes, além de moradores e turistas, na ilha de Boipeba, no município de Cairu, no Baixo Sul da Bahia. Até o dia 12 de outubro, serão mais de 30 atividades entre rodas de conversa, sarau, lançamentos literários, exposições, oficinas, mostra de cinema, apresentações de teatro, de dança e de música.
Estão confirmados os nomes da multiartista Kauê Guajajara, da escritora e atriz Cássia Vale, do roteirista Fil Braz, da jornalista e escritora Valéria Lima, do poeta Lucas de Matos, da deputada e escritora Olívia Santana, do produtor Eric Terena e do agitador cultural Uran Rodrigues.
Na grade da programação, destacam-se também artistas locais e regionais. É o caso da poetisa Maíra Alcântara, do cantor Fredinho O Louco, que faz o duo de “Maresia”, sucesso na voz de Rachel Reis, do rapper Berico e da sambista Jenice. “A Flipeba é a oportunidade que muitos artistas nativos encontram para apresentar seus trabalhos e se conectar com o circuito baiano de artes. Muitos artistas da ilha fizeram sua primeira apresentação no palco do evento e outros tantos iniciaram sua trajetória aqui”, ressalta Manoela Ramos, escritora e uma das coordenadoras do evento.
Nessa edição também ocorrerá o lançamento do livro de poesias dos estudantes da Escola Cândido Meireles – Anexo Boipeba; do e-book “Mafalda”, de José Soares; do videoclipe “Moreré Amor É”, de Paulinho Lima e Vinícius Santana; além do desfile de moda-arte promovido pelo artista visual Cândido. As novidades, a programação completa e informações sobre o evento, como transporte, hospedagem, dicas de lazer e turismo na ilha, podem ser conferidas diretamente no instagram @flipeba.