SAC faz mutirão gratuito para emissão atualizada da carteira de identidade em Salvador

SAC faz mutirão gratuito para emissão atualizada da carteira de identidade em Salvador

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Maria Marques

Feijão Almeida/GOVBA

Publicado em 08/10/2024 às 14:04 / Leia em 2 minutos

O Serviço de Atendimento ao Cidadão da Bahia (SAC) dobrou os esforços para que todo mundo tenha em mãos a nova versão da carteira de identidade. Tanto nas repartições fixas quanto em unidades do SAC Móvel, baianos poderão atualizar o documento pessoal gratuitamente (somente nesta primeira emissão). Em Salvador, um mutirão será realizado desta terça-feira (8) à próxima (15).

As carretas do SAC Móvel estão localizadas no estacionamento do Shopping Bela Vista e nas lojas da Ferreira Costa, na Paralela e nos Barris, até o dia 15. Há de se atentar que o serviço é realizado, exclusivamente, por meio de agendamento prévio, pelo aplicativo ou pelo portal do Governo da Bahia. A marcação pode ser feita também pelo call center: (71) 4020-5353 (celular) ou 0800 071 5353 (fixo).

A nova carteira tem o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação. Para a emissão, é necessário levar a certidão de nascimento ou a certidão de estado civil (original). Caso o documento original apresentado esteja plastificado, é preciso ter em mãos uma cópia.

A Carteira de Identidade Nacional (CIN) permite incluir outros números de documentos, como a carteira nacional de habilitação (CNH), carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar. E não só! É possível adicionar informações sobre condições de saúde, como transtorno do espectro autista (TEA) e deficiências auditiva, visual, física e intelectual, bem como dados como tipo sanguíneo, fator RH e a opção de doação de órgãos.

Aos viajantes de plantão, a nova carteira de identidade obedece a padrões internacionais e possui o código MRZ – o mesmo do passaporte. Ou seja, a entrada em países do Mercosul fica facilitada. Mais moderna, a CIN também possui uma versão digital, disponível no app do governo federal três dias após a impressão física. O documento conta com um QR Code para verificação da autenticidade e dos dados.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia

Compartilhe