A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou nesta terça-feira (8) dois pedidos de garantias da União para empréstimos internacionais destinados ao estado da Bahia.
O montante, que chega a US$ 300 milhões, será financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pela Corporação Andina de Fomento (CAF). As propostas seguem agora para votação no Plenário do Senado.
O primeiro empréstimo, relacionado ao MSF 49/2024, será destinado ao Programa de Fortalecimento do Sistema Único de Saúde (Prosus II), com foco na melhoria da infraestrutura e dos serviços de saúde na Bahia.
Já o segundo empréstimo, referente ao MSF 50/2024, financiará a construção de uma ponte entre Salvador e a ilha de Itaparica, projeto estratégico para o desenvolvimento da infraestrutura de mobilidade na região.
O senador Otto Alencar (PSD-BA), relator dos dois pedidos, ressaltou a solidez financeira da Bahia, afirmando que o estado “possui uma saúde financeira muito boa”, o que minimiza riscos para a União ao atuar como garantidora dos empréstimos.
A CAE também aprovou, a pedido de Otto Alencar, um requerimento de urgência para que as propostas sejam incluídas na pauta de votações do Plenário ainda nesta terça-feira, acelerando o processo de liberação dos recursos.