A BMW confirmou um investimento de R$ 1,1 bilhão no Brasil entre 2025 e 2028, com foco em pesquisa e desenvolvimento, segundo anúncio feito nesta sexta-feira (4) por Milan Nedeljković, membro do conselho de administração da montadora.
Durante um evento em São Paulo, Nedeljković, que também é responsável pela produção global da BMW, revelou que a empresa iniciará a fabricação do SUV X5 em sua unidade de Araquari, em Santa Catarina, “nas próximas semanas”.
O novo aporte visa fortalecer a presença da montadora no mercado brasileiro e expandir sua capacidade produtiva.
A BMW já havia investido R$ 1,8 bilhão no Brasil. Esse valor foi distribuído ao longo dos 10 anos de operação da planta em Santa Catarina. Lá, a companhia conta com 700 colaboradores diretos e já produziu 100 mil veículos.
A capacidade da fábrica de Araquari (SC) é de 32 mil veículos por ano, mas a demanda atual faz com que a BMW trabalhe com a produção de apenas 11 mil carros em 2024.
A BMW não tem planos de transformar a fábrica de Araquari (SC) em um polo de exportação, mas reconhece a importância da planta para seus planos de eletrificação da frota em toda a América Latina.