Operação no Aeroporto de Salvador combate tráfico internacional de fauna e flora

Operação no Aeroporto de Salvador combate tráfico internacional de fauna e flora

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Tiago Mascarenhas

Divulgação

Publicado em 27/09/2024 às 19:07 / Leia em 2 minutos

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realizou, entre os dias 10 e 27 de setembro, a Operação Blue no Aeroporto Internacional de Salvador, Luís Eduardo Magalhães, com foco em voos internacionais. A ação resultou na apreensão de 164 animais marinhos pescados de maneira irregular e mais de 600 corais exóticos.

Além dos animais, dois quadros contendo partes de animais silvestres, expostos em uma cafeteria do aeroporto, foram confiscados, assim como cocares feitos com penas de aves nativas protegidas pela Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies Ameaçadas de Extinção (Cites).

Os responsáveis pelas infrações foram autuados administrativamente e deverão responder criminalmente, segundo o Ibama. Um dos casos envolveu o transporte de corais exóticos com destino a Brasília. O responsável foi multado em R$ 5 mil pela comercialização ilegal e identificado por outras infrações, como a reprodução não autorizada de invertebrados marinhos e a ausência de relatórios obrigatórios ao órgão ambiental.

A empresa responsável pela venda dos animais foi multada em mais de R$ 100 mil por violar normas ambientais. Os corais apreendidos foram destinados ao Laboratório de Estudos Marinhos (Labimar), e os animais silvestres foram devolvidos à natureza, soltos na praia de Vilas do Atlântico, em Lauro de Freitas.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia

Compartilhe