Abertas desde esta segunda-feira (16), as inscrições para as rodadas de negócios do NordesteLAB vão até o dia 30 de setembro. O evento, voltado para o fomento do mercado audiovisual, é tido como o principal do setor, fora do eixo Rio-São Paulo, e será realizado entre 3 e 6 de dezembro, em Salvador. Para candidatar um projeto, basta acessar o site oficial da iniciativa. A submissão custa R$ 200 mais taxa.
Podem participar empresas produtoras audiovisuais independentes de qualquer porte com CNPJ, inclusive com registro MEI, desde que estejam sediadas nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste. Players nacionais e internacionais vão avaliar as propostas, que podem ser de licenciamento de conteúdos e projetos audiovisuais finalizados (curtas, longas metragens e produtos seriados).
A relação dos players confirmados será divulgada em breve nas redes sociais do NordesteLAB. Mas, Gabriel Pires, coordenador geral, entrega que quatro players internacionais estarão na edição em que o evento completa 10 anos. “A vinda dos players internacionais se dá através de uma parceria do NordesteLAB, Matapi e SAPI com o Brazilian Content e Cinema do Brasil, programas setoriais da Agência de Promoção à Exportação (APEX). Será uma ocasião perfeita para que os produtores interajam com essas pessoas e busquem aproximações visando a internacionalização de suas produções”, avisa.
Após a avaliação, os projetos selecionados serão defendidos em reuniões individuais com os players. O passaporte profissional, atrelado à inscrição, dá direito a saber, com antecedência, o que cada um dos players participantes está buscando. Além disso, os profissionais que garantirem o passaporte têm direito a solicitar reuniões inidiviuais de até 25 minutos sobre questões jurídicas relacionadas ao universo audiovisual.
A 10ª edição do NordesteLAB é realizada pelo Laboratório Audiovisual e pelo Audiovisual em todos os eixos, viabilizado pela SalCine através da Secretaria de Cultura e Turismo no município de Salvador, com a parceria do YouTube e apoio do Sebrae-BA e Projeto Paradiso. O evento vai reunir na sua programação debates, masterclasses, mesas temáticas, clínicas jurídicas e as tradicionais rodadas de negócios com grandes players do mercado.