Um refúgio sereno e inspirador, em harmonia com a natureza e com fortes raízes culturais. Esse é o conceito da Cabana Aruan, ambiente assinado pelo escritório comandado pela arquiteta Camila Maia na edição de 2024 da CASACOR Bahia. Com 60m², o espaço possui três áreas principais: living, suíte e cozinha, integradas aos jardins externos.
A paleta de cores, que varia entre tons de creme, avelã, palha e terracota, reforça a sensação de acolhimento e proximidade com a terra, enquanto os materiais utilizados, como o mármore Bege Bahia e o porcelanato Portinari, oferecem durabilidade e elegância. Os móveis de design orgânico da Breton complementam a atmosfera de harmonia e respeito pela natureza.
O conceito se baseia na força e resiliência das mulheres da Chapada Diamantina, cujas imagens estão estampadas nas paredes através do trabalho do fotógrafo baiano Alexandre Augusto. As fotos, parte do livro “Stone Women (Mulheres de Pedra)”, são um desdobramento da exposição homônima exibida em Salvador e São Paulo.
Essas imagens capturam a coragem e determinação das mulheres que quebram pedras com as próprias mãos, evocando o poder e a resistência nos detalhes da Cabana Aruan. “Cada fotografia expressa a capacidade de transformar o momento presente em algo eterno, em uma obra de arte que ressoa com a força do empoderamento”, comenta Camila Maia sobre o trabalho de Alexandre, que é também autor do livro “Moreira da Silva, o Último dos Malandros”, indicado ao Prêmio Jabuti.
Outro homenageado no espaço é Werykanan, artesão da etnia Pataxó, que contribuiu com luminárias, tapetes e objetos de decoração, todos confeccionados com fibras naturais da região de Santa Cruz Cabrália, no sul da Bahia. Esses elementos artesanais completam a atmosfera autêntica e culturalmente rica da Cabana Aruan, unindo arte, natureza e tradição.
A CasaCor Bahia será realizada entre 17 de setembro e 06 de novembro, no antigo edifício do Bahia Othon Palace, em Ondina. Com o tema “De Presente, O Agora”, a edição de 2024 inspira uma reflexão sobre o impacto das ações atuais no futuro das próximas gerações