A Academia Brasileira de Cinema divulgou, na última segunda-feira (2), a lista com os 12 longas-metragens aptos a disputarem uma indicação à vaga na categoria Melhor Filme Internacional no Oscar de 2025. “Motel Destino”, do cearense Karim Aïnouz, e “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, recentemente aclamados, concorrem ao espaço.
A seleção acontecerá em duas etapas. No dia 16 de setembro, serão escolhidos seis títulos entre os inscritos. Já a reunião final, no dia 23 de setembro, revela o título que representará o Brasil na disputa.
A indicação à categoria de Melhor Filme Internacional do Oscar, no entanto, não depende apenas do país, mas também da avaliação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que compõe o júri da premiação. No ano passado, por exemplo, o longa selecionado pelo Brasil foi “Retratos Fantasmas”, de Kleber Mendonça Filho, que não chegou a receber a indicação.
Veja os 12 filmes brasileiros que podem concorrer ao Oscar de 2025:
“Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles;
“A Metade de Nós”, de Flávio Botelho;
“Cidade Campo”, de Juliana Rojas;
“Estômago 2 – O Poderoso Chef”, de Marcos Jorge;
“Levante”, de Lillah Halla;
“Motel Destino”, de Karim Aïnouz;
“Ninguém Sai Vivo Daqui”, de André Ristum
“O Sequestro do Voo 375”, de Marcus Baldini
“Saudade Fez Morada Aqui Dentro”, de Haroldo Borges
“Sem Coração”, de Nara Normande e Tião
“Vermelho Monet”, de Halder Gomes
“Votos”, de Ângela Patrícia Reiniger
Entre eles, “Motel Destino” e “Ainda Estou Aqui”, que receberam aval da crítica especializada no Brasil e no exterior, concorrendo em importantes festivais de cinema internacionais, e “O Sequestro do Voo 375”, de Marcus Baldini, que levou seis estatuetas do Prêmio Grande Otelo, o “Oscar” brasileiro, são os favoritos.
“Motel Destino” está em cartaz em alguns cinemas e “Ainda Estou Aqui” ainda não tem data de lançamento no Brasil. Já “O Sequestro do Voo 375” está disponível no catálogo do Disney+.