O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta de baixa umidade para 24 cidades baianas. Deste total, 19 estão localizadas no oeste do estado. A notificação indica um grau de perigo, com riscos à saúde e aumento de probabilidade de incêndios.
Entre os municípios afetados, estão Angical, Barreiras, Buritirama, Campo Alegre de Lourdes, Casa Nova, Catolândia, Cocos, Coribe, Correntina, Cotegipe, Formosa do Rio Preto, Luís Eduardo Magalhães, Mansidão, Riachão das Neves, Santa Rita de Cássia, São Desidério, Jaborandi, Pilão Arcado, Remanso, Malhada, Jacaraci, Iuiu, Urandi e Sebastião Laranjeiras.
Desde o início do inverno, em 20 de junho, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais registrou 1.917 focos de queimadas, o que representa 54,8% das ocorrências contabilizadas no estado neste ano de 2024.
De acordo com o meteorologista do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Aldirio Almeida, a baixa umidade gera também “desidratação, sobretudo de crianças e idosos, ressecamento das vias aéreas, agravamento de doenças respiratórias preexistentes, como asma e bronquite, irritação de olhos e pele”.
Para prevenir e atenuar os efeitos da seca na atmosfera, a recomendação é consumir bastante líquido, evitar atividades físicas durante períodos de alta temperatura e não se expor ao sol por muito tempo.