As buscas pela rede social “Bluesky” no Google cresceram cerca de 25 vezes após Alexandre de Moraes determinar a suspensão do X. A alta se refere ao período entre 30 de agosto (data da decisão) até 2 de setembro (quando a 1ª Turma do STF manteve a suspensão), em comparação com os três dias anteriores, de 26 a 29 de agosto.
As consultas pela rede social estavam associadas a dúvidas sobre o dono da Bluesky, como privar a conta na plataforma e o representante dela no Brasil. Os dados foram levantados pelo Google Trends.
Nesse mesmo intervalo, as pesquisas por “VPN” ou “rede privada virtual” saltaram aproximadamente seis vezes. Antes mesmo da ordem de Moraes, usuários já consultavam o termo.
Entre as buscas com maior aumento repentino, estavam “como usar vpn no twitter” e “usar vpn é crime”. Após a suspensão, as pesquisar focaram mais na multa de R$ 50 mil estabelecida para quem usasse o VPN para acessar o X. O pico de interesse foi em 31 de agosto.
Já as pesquisas por “Threads” mais que quadruplicaram no Brasil, considerando o período de 26 a 29 de agosto comparado com 30 de agosto a 2 de setembro.