O novo Sistema de Entrada/Saída (EES) da Europa entrará em vigor em 10 de novembro de 2024. O anúncio foi feito pela A Comissão da União Europeia para Assuntos Internos.
Esse sistema é fundamental para a implementação do ETIAS (Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem) no primeiro semestre de 2025. A data exata ainda não foi confirmada, mas acontecerá pelo menos seis meses após a implementação do EES (por volta de maio de 2025).
Embora já tenha sido anunciado anteriormente que 10 de novembro seria a data de lançamento do EES, esta foi a primeira vez que a União Europeia confirmou oficialmente sua data de implementação. O EES inclusive já está em fase final de testes e afetará cerca de 700 milhões de viajantes por ano.
Com a novidade será necessário pagar para a obtenção do ‘visto europeu’. O valor será de 7 euros e o ETIAS levará alguns minutos para ser processado, embora o processo possa levar até quatro dias. Em alguns casos, se o viajante precisar fornecer informações adicionais, o processamento poderá levar até um mês. Menores de 18 anos ou maiores de 70 anos terão isenção de taxas.
Para quais países será necessário o uso do ETIAS
Os cidadãos brasileiros não precisam de visto para entrar na Europa, mas terão que utilizar o EES e o ETIAS quando forem implementados. Cerca de 30 países irão adotar o sistema, com chegadas e saídas presentes nos registros europeus. Já o pagamento do “visto” só será adotado como requisito depois que o EES estiver em operação.
- Alemanha
- Áustria
- Bélgica
- Bulgária
- Croácia
- República Tcheca
- Dinamarca
- Eslováquia
- Espanha
- Estônia
- Finlândia
- França
- Holanda
- Hungria
- Islândia
- Itália
- Letônia
- Liechtenstein
- Lituânia
- Luxemburgo
- Malta
- Noruega
- Polônia
- Portugal
- Romênia
- Suécia
- Suíça