Antônia de Jesus Barbosa Fernandes, baiana natural de Ubatã, é a vice na chapa de Pablo Marçal (PRTB) para a Prefeitura de São Paulo. Nascida no sul da Bahia, Antônia se mudou para a capital paulista em 1996, estabelecendo-se em Pirituba, na zona norte da cidade, onde vive há 22 anos. No debate entre os candidatos realizado no último dia 14, organizado pelo Estadão, Portal Terra e Faap, Marçal destacou a importância de Antônia em sua campanha, ressaltando que ela é a única mulher negra ocupando a posição de vice nas eleições deste ano na cidade.
Durante o debate, ele enfatizou a representatividade da vice, apontando sua origem humilde, raça e gênero como elementos fundamentais para trazer diversidade à disputa eleitoral. “Ela é negra, da periferia, de Pirituba. É mulher, é mãe. Entrou nesse cenário para trazermos essa igualdade entre as raças”, afirmou Marçal em resposta a Tabata Amaral (PSB).
A escolha de Antônia como vice foi anunciada de forma inusitada, em um “chá revelação” durante a convenção do partido no início do mês. Marçal, ex-coach e influenciador, já havia expressado anteriormente seu desejo de ter uma mulher ao seu lado na chapa, elogiando a inteligência e sensibilidade feminina. Ao apresentá-la, enfatizou o conhecimento que ela tem sobre as periferias da cidade, destacando sua origem em Pirituba.
Católica e firme em suas convicções, Jesus se posicionou contra o aborto durante seu discurso na convenção, associando a prática à falta de ocupação entre os jovens. Aos 45 anos, ela afirmou que decidiu ingressar na política por estar cansada das promessas vazias feitas a mulheres, negros e pobres. Ela declarou ao Estadão que seu objetivo é ser a voz dos mais necessitados e representar o povo de forma eficaz.
Antônia entrou na Polícia Militar de São Paulo em 2001 e serve atualmente no 49º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, no distrito de Pirituba, onde também reside. Conhecida na corporação como cabo Barbosa, ela revelou que seu sonho de infância sempre foi ser policial, movida pelo desejo de proteger os vulneráveis e servir à comunidade. Em 2017, ganhou notoriedade ao impedir que uma mãe jogasse seu bebê em um córrego em Pirituba, um episódio que marcou profundamente sua carreira.
Durante a campanha de Marçal, Antônia deverá focar em temas relacionados à segurança pública, utilizando sua vasta experiência no setor para contribuir com as propostas do PRTB. Em suas redes sociais, ela costuma compartilhar aspectos de seu trabalho no serviço público, mostrando seu compromisso com a comunidade em que vive há 22 anos.