SP-Arte: Bahia reforça participação no ‘Rotas Brasileiras’ com 4 galerias

SP-Arte: Bahia reforça participação no ‘Rotas Brasileiras’ com 4 galerias

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion

Divulgação/SP-Arte

Publicado em 26/08/2024 às 10:53 / Leia em 4 minutos

Depois de três galerias baianas marcarem presença na SP-Arte, a maior feira de arte da América Latina, em abril deste ano, a Bahia aumenta sua participação na 3ª edição da versão “Rotas Brasileiras” do evento, que acontece de 28 de agosto a 1º de setembro, na ARCA, em São Paulo. Ao lado da Acervo Galeria de Arte e da Paulo Darzé Galeria, participantes do evento em abril, o Instituto Mario Cravo Neto e a RV Cultura e Arte se juntam, cada uma com uma proposta.

Gustavo Moreno ressignifica materiais descartados em mostra | Foto: Renan Benedito

A Acervo Galeria de Arte, por exemplo, leva à programação o artista Gustavo Moreno, que carrega no DNA a relação com a arte. Ele apresenta uma série retomada após alguns anos, intitulada “Sincréticos”, onde transmite a fragmentos como madeira, metal oxidado, vidro e cerâmica descartados o status de arte em esculturas feitas de elementos marcados pelo tempo.

“Sincréticos” por Gustavo Moreno | Foto: Renan Benedito

“O trabalho se dá na coleta desses materiais do cotidiano, ordinários, que são ressignificados. Me interessa muito pensar na energia desses materiais, pensá-los como uma continuação com o tempo, sempre vivendo, sempre oxidando. Importante pensar que nada é estanque, pensar sobre finitude”, contextualiza o artista, que contou com a curadoria de Caetano Dias.

Já a Paulo Darzé aposta em diversos dos artistas que representa para levar ao público “O Mensageiro”, uma exposição conjunta de 19 artistas, cujo eixo conceitual, através de obras visuais, traz a urgência de ressignificar e mesmo resgatar o sentido original de Exu, divindade prolífica e culturalmente injustiçada.

Estarão presentes obras de Agnaldo dos Santos, Almir Lemos, Annia Rízia, Antônio Oloxedê, Ayrson Heráclito, Caetano Dias, Daniel Jorge, Emanoel Araújo (Museu Afro-Brasil), Goya Lopes, Guilherme Almeida, Isabela Seifarth, J. Cunha, Jayme Figura, José Adário (Zé Diabo), Mario Cravo Jr., Nádia Taquary, Pierre Verger, Rubem Valentim e Siron Franco.

Foto: Mario Cravo Neto

Enquanto isso, o Instituto Mario Cravo Neto leva ao evento os ícones clássicos de Mario Cravo Neto. Segundo o próprio instituto, estabelecido para promover o conhecimento e a compreensão sobre o legado artístico do fotógrafo, serão apresentadas uma seleção especial de cópias vintage assinadas e peças raríssimas, num recorte dos anos 1990, cujo conjunto alçou sua obra ao mercado internacional.

Já a RV Cultura & Arte destaca os papéis da memória e da territorialidade na construção das identidades em projeto que reúne os artistas baianos Felipe Rezende l, George Teles, Marcos da Matta, Milena Ferreira e Vânia Medeiros.

Reprodução/Vânia Medeiros

Enquanto Vânia evoca a gestualidade do desenho e da colagem para borrar os limites entre corpo e lugar, Felipe e Marcos trabalham através da figuração em pinturas em óleo e acrílica, respectivamente, compondo cenas tão fantásticas quanto comuns, que exploram aspectos identitários a partir de contextos territoriais relacionados ao trabalho. Já George e Milena expandem técnicas de gravura para criar obras por vezes tridimensionais produzidas a partir da memória e do encontro entre materialidades coletadas.

Sobre o ‘Rotas Brasileiras’

“Rotas Brasileiras” é uma feira que toma a arte brasileira e suas histórias como ponto de partida, reunindo expositores que valorizam a potência e a pluralidade artística do país. É uma feira de descobertas, com projetos que refletem tanto o que está despontando na cena, como também resgata e homenageia grandes criadores e criadoras da arte brasileira e aquelas que a influenciam.

A 3ª edição de Rotas Brasileiras ocorrerá de 28 de agosto a 01 de setembro de 2024, na ARCA, e contará com a direção artística de Rodrigo Moura, curador, editor e crítico de arte brasileiro, que, desde 2019, atua como curador-chefe no Museo del Barrio (Nova Iorque). Junto à SP–Arte, Moura vai colaborar com as galerias no desenvolvimento artístico dos projetos para a feira.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe