Novembro Negro: mês dedicado à luta antirracista terá festivais, debates e desfiles em Salvador

Novembro Negro: mês dedicado à luta antirracista terá festivais, debates e desfiles em Salvador

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion

Reprodução

Publicado em 26/08/2024 às 16:52 / Leia em 4 minutos

Palco da primeira edição do festival internacional Liberatum no Brasil, em 2023, não à toa no mês de novembro e destacando a importância da cultura negra no mundo, Salvador terá, por mais um ano, um mês dedicado à luta antirracista com direito a festivais, debates e desfiles. Já são vários os eventos confirmados, colocando novamente a capital baiana no centro das celebrações da cultura negra no país.

Entre os grandes destaques da programação está a realização da reunião de Ministros da Cultura do G20, no dia 8 de novembro, quando será apresentada a Declaração de Ministros da Cultura do grupo, formado por representantes das 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia.

Assim como fez o Liberatum, trazendo grandes nomes da cena cultural, como Viola Davis e Angela Bassett, à Bahia, a reunião de autoridades também atrairá os olhos do mundo para a cidade de Salvador, que contará ainda com exposições especiais, como adiantou Pedro Tourinho.

Em contato com o Alô Alô Bahia, o Secretário de Cultura e Turismo destacou que tanto o Muncab (Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira) quanto a Casa das Histórias ganharão mostras especiais e temáticas, celebrando o Mês da Consciência Negra. De acordo com Tourinho, os detalhes ainda estão sendo definidos, mas a programação deve começar já no início do mês, aproveitando a presença de muitos visitantes em função da reunião do G20.

O gestor aproveitou ainda para reforçar a importância de contar com patrocínio e apoio de marcas, fortalecendo ainda mais a programação, após desabafo no ano passado.

Confira outros eventos já confirmados:

– 1º de novembro: O maior evento de moda negra do Brasil, o Afro Fashion Day chega à sua 10ª edição, com desfile especial às 19h, na Praça do Campo Grande. Nesta edição celebrativa, a passarela mais negra do país traz a Música como tema central das produções.

– 1º de novembro: como já manda a tradição, a primeira sexta-feira do mês é de Orkestra Rumpilezz no Centro Histórico de Salvador, às 19h. A bigband de sopros e percussão, fundada pelo Maestro Letieres Leite, volta a apresentar o projeto “Rumpilezz Funfun no Passo”, na Escadaria do Passo. Em contato com o Alô Alô Bahia, o grupo ainda não confirmou mudanças no repertório para esta edição.

– 9 e 10 de novembro: Plataforma Global e Movimento Cultural, o Afropunk volta a Salvador, comemorando 20 anos. O maior festival de cultura negra do mundo já tem shows exclusivos e encontros históricos confirmados, no Parque de Exposições de Salvador. São aguardados Duquesa, Ebony, Fat Family canta Tim Maia, Ilê Ayiê convida Virgínia Rodrigues, Irmãs de Pau convidam Evylin, Jorge Aragão, Larissa Luz, Léo Santana, Mateus Fazeno Rock, Melly, Planet Hemp e Silvanno Salles. Os ingressos estão à venda no Sympla.

– 29 e 30 de novembro: o Centro Histórico de Salvador recebe o Festival Afrofuturismo Ano VI, o maior evento de Futurismo e Diversidade da América Latina. Promovido pelo Hub de inovação Vale do Dendê, a programação reúne palestrantes nacionais e internacionais para discutir temas relacionados ao universo afro-brasileiro e diáspora no mundo, atuando como ponte de conexão sobre tendências, inovação, tecnologia e empreendedorismo.

Tanto o Afropunk quanto o Afrofuturismo fazem parte de uma programação mais ampla da Salvador Capital Afro, iniciativa da Prefeitura criada para exaltar a ancestralidade negra da capital baiana. Assim como em 2023, a série de ações contará com festivais de música, como o Candyall e Tal, e apresentações de afoxés e blocos Afro, cujos detalhes ainda serão confirmados.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia