Projeto Judô nas Escolas abre inscrições para estudantes da rede municipal de Salvador

Projeto Judô nas Escolas abre inscrições para estudantes da rede municipal de Salvador

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Tiago Mascarenhas

Lucas Moura/Secom

Publicado em 24/08/2024 às 11:53 / Leia em 3 minutos

O Projeto Judô nas Escolas, uma iniciativa da Secretaria Municipal da Educação (Smed) em parceria com o multicampeão Maicon França, está com inscrições abertas até o dia 30 de agosto. O projeto é voltado para alunos da rede municipal de ensino de Salvador, abrangendo desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental II, com idades entre 2 e 17 anos.

As aulas de judô acontecem durante os turnos matutino e vespertino, organizadas em quatro turmas de 24 alunos cada, às terças e quintas-feiras. Para participar, os estudantes devem estar regularmente matriculados em uma das unidades da rede municipal e as inscrições são realizadas diretamente na escola onde o aluno estuda.

Atualmente, o Judô nas Escolas atende 281 estudantes distribuídos em três núcleos regionais. A iniciativa já fez a diferença na vida de diversas famílias, como a de Viviane Campos, diarista e mãe de Samuel, de 6 anos, e Sarah, de 10 anos. Ambos são alunos da Escola Municipal Ministro Carlos Santana, em Fazenda Grande II, e participantes do projeto. Segundo Viviane, a prática do judô trouxe mudanças significativas para seus filhos, especialmente em um momento delicado de separação familiar.

“O judô ajudou Sarah a se tornar uma criança mais feliz e autônoma, enquanto Samuel, que era tímido, agora é mais comunicativo e tem se dedicado mais aos estudos”, compartilhou ela.

Maicon França, ex-atleta da Seleção Brasileira de Judô e fundador do projeto, conhece bem o poder transformador do esporte. Nascido em Paripe e oriundo de um projeto social, ele acredita que o judô pode abrir portas para um futuro melhor, assim como aconteceu em sua própria vida. “O esporte me deu a oportunidade de estudar, ganhar uma bolsa em uma faculdade e viajar pelo mundo. A ideia do projeto é oferecer essa mesma estrutura para os jovens talentos de hoje”, afirma o judoca.

A iniciativa tem como objetivo integrar educação e esporte, promovendo valores como disciplina, respeito e coragem. Atualmente, o projeto funciona em dois polos: Paripe, com 77 crianças, e Cajazeiras, com 93 crianças. Em Liberdade, 111 alunos aguardam a conclusão da mudança de espaço para darem início às aulas.

Com um treinamento que utiliza tatames olímpicos e professores qualificados pelo Comitê Olímpico Brasileiro, o projeto pretende formar campeões, não apenas no esporte, mas também na vida. O judô é a modalidade esportiva que mais trouxe medalhas olímpicas para o Brasil, com um total de 28 conquistas.

Os alunos interessados em participar do projeto podem procurar a direção de suas escolas para realizar a inscrição e garantir uma vaga nessa iniciativa que promete transformar vidas por meio do esporte.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe