Ellen Oléria, Lan Lanh e Lazzo Matumbi se apresentam em festival inédito no Pelourinho

Ellen Oléria, Lan Lanh e Lazzo Matumbi se apresentam em festival inédito no Pelourinho

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Reprodução

Publicado em 22/08/2024 às 11:43 / Leia em 2 minutos

Grandes nomes da música da Bahia, do Brasil e do mundo, como Ellen Oléria, Lazzo Matumbi e Lan Lanh, estarão reunidos na primeira edição do Batuka Jazz Festival. O evento acontece entre os dias 13 e 15 de setembro, no Largo Quincas Berro D’Água, no Pelourinho, em Salvador; e no dia 22 de setembro, no Parque Ecológico de Lauro de Freitas. A entrada é gratuita.

O evento tem como objetivo destacar a importância das raízes africanas na música, explorando como essas influências moldaram o jazz e continuam a renovar a música moderna. Também fazem parte do line-up artistas como Gabi Guedes & Pradarrum, Banda IFÁ, Monna & Banda, Gerônimo Santana, Illy & Banda, Mateus Aleluia Filho, Ubiratan Marques e Banda, Alissa Sanders Trio, Michaela Harrison e mais.

Além dos shows, o Festival realizará duas oficinas formativas de percussão e afro jazz para alunos das redes públicas de ensino nas cidades de Salvador e Lauro de Freitas, ministradas pelo professor Anderson do Samba, filho do mestre Neguinho do Samba. As oficinas acontecem de 16 a 20 de setembro, na sede da Casa Cultural do Reggae, no Pelourinho; e no dia 22 de setembro, no Parque Ecológico de Lauro de Freitas. As inscrições são gratuitas.

O Batuka Jazz Festival vem para unir as músicas de matrizes africanas do mundo, dando este recorte e destaque na programação, que é formada majoritariamente por talentosos músicos negros, mulheres e artistas LGBTQIA+. Como forma de deixar claro o propósito do projeto de criar oportunidades, celebrando a diversidade e a riqueza musical na Bahia. Mas também unindo forças na luta contra o racismo, o machismo, a homofobia e todo e qualquer tipo de exclusão ou preconceito”, explica Jamir Lopes, curador, idealizador e Coordenador Geral do projeto.      

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe