Grandes nomes da música da Bahia, do Brasil e do mundo, como Ellen Oléria, Lazzo Matumbi e Lan Lanh, estarão reunidos na primeira edição do Batuka Jazz Festival. O evento acontece entre os dias 13 e 15 de setembro, no Largo Quincas Berro D’Água, no Pelourinho, em Salvador; e no dia 22 de setembro, no Parque Ecológico de Lauro de Freitas. A entrada é gratuita.
O evento tem como objetivo destacar a importância das raízes africanas na música, explorando como essas influências moldaram o jazz e continuam a renovar a música moderna. Também fazem parte do line-up artistas como Gabi Guedes & Pradarrum, Banda IFÁ, Monna & Banda, Gerônimo Santana, Illy & Banda, Mateus Aleluia Filho, Ubiratan Marques e Banda, Alissa Sanders Trio, Michaela Harrison e mais.
Além dos shows, o Festival realizará duas oficinas formativas de percussão e afro jazz para alunos das redes públicas de ensino nas cidades de Salvador e Lauro de Freitas, ministradas pelo professor Anderson do Samba, filho do mestre Neguinho do Samba. As oficinas acontecem de 16 a 20 de setembro, na sede da Casa Cultural do Reggae, no Pelourinho; e no dia 22 de setembro, no Parque Ecológico de Lauro de Freitas. As inscrições são gratuitas.
“O Batuka Jazz Festival vem para unir as músicas de matrizes africanas do mundo, dando este recorte e destaque na programação, que é formada majoritariamente por talentosos músicos negros, mulheres e artistas LGBTQIA+. Como forma de deixar claro o propósito do projeto de criar oportunidades, celebrando a diversidade e a riqueza musical na Bahia. Mas também unindo forças na luta contra o racismo, o machismo, a homofobia e todo e qualquer tipo de exclusão ou preconceito”, explica Jamir Lopes, curador, idealizador e Coordenador Geral do projeto.