Comenda Maria Quitéria reconhece Mãe Hilda Jitolu, matriarca do Ilê Aiyê

Comenda Maria Quitéria reconhece Mãe Hilda Jitolu, matriarca do Ilê Aiyê

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Divulgação

Publicado em 22/08/2024 às 08:45 / Leia em 2 minutos

Na noite desta quarta-feira (21), a Câmara Municipal de Salvador concedeu a Comenda Maria Quitéria a Mãe Hilda Jitolu (in memoriam) e à sua filha, Dete Lima. A comenda, a mais alta honraria da Câmara, é uma forma de reconhecer e valorizar o trabalho de mulheres que contribuíram significativamente para a cidade de Salvador.

Mãe Hilda Jitolu foi ialorixá e uma das fundadoras do terreiro Ilê Axé Jitolu, situado no bairro do Curuzu. Mãe de Vovô do Ilê, ela também teve um papel crucial na criação do bloco Ilê Aiyê em 1974, sendo responsável pela escolha do nome do bloco. Mãe Hilda faleceu em 19 de setembro de 2009, aos 86 anos.

Sua filha mais velha, Dete Lima, atua como diretora artística do bloco há 50 anos, encarregada da produção dos figurinos dos integrantes, bem como das Deusas e Rainhas do Ébano.

“Receber essa comenda é algo muito valioso e de grande importância. É o reconhecimento de 50 anos de resistência e de luta pela igualdade, pelo empoderamento e pela sabedoria. É muito importante a valorização do trabalho que vem sendo executado no Mais Belo dos Belos pela valorização das mulheres negras. Viva a Mãe Hilda Jitolu pela sua luta, sua resistência e seu ensinamento”, pontuou Dete Lima.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe