‘Educação 7.0’: Cursos de tecnologia e idiomas impulsionam o aprendizado de mais de 12 mil estudantes na Bahia

‘Educação 7.0’: Cursos de tecnologia e idiomas impulsionam o aprendizado de mais de 12 mil estudantes na Bahia

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga, com informações do CORREIO

Divulgação

Publicado em 21/08/2024 às 11:44 / Leia em 3 minutos

Mais de 12 mil estudantes e 240 educadores de 28 escolas da rede pública da Bahia estão sendo contemplados com cursos de robótica, games, cultura maker e idiomas. Batizada de ‘Educação 7.0’, a iniciativa está sendo implementada pela empresa pernambucana Dulino, em parceria com as prefeituras. Cerca de 239 professores também acessam a metodologia, com o suporte de consultoria da Dulino, além de estarem recebendo capacitação para preparar suas aulas com o auxílio e recursos dos laboratórios.

Em Conceição da Feira, 1.475 alunos contam com os cursos de games, robótica e cultura maker, em duas escolas. Em Coração de Maria, os cursos de cultura maker e games atendem quatro escolas e 1.416 estudantes. Na cidade de Feira de Santana, são 22 escolas e cerca de 10 mil estudantes com os cursos de games, robótica e inclusão de kits makers.

O projeto inovador permite que os estudantes manuseiem ferramentas e tenham acesso a ensinamentos sobre programação e desenvolvimento tecnológico, aproveitando a infraestrutura própria das escolas ou ofertando todos os equipamentos necessários para essas atividades. “Melhorou a minha curiosidade e criatividade na área de tecnologia e me ajudou a colocar em prática esses conhecimentos. É uma forma de aprofundar meu conhecimento em tecnologia fora das redes sociais”, conta o aluno da Hérlio Mascarenhas Cardoso, de Conceição da Feira.

A professora Cláudia Elisa Souza avalia que a experiência tem sido está extremamente positiva, inclusive para os alunos com Transtorno do Espectro Autista e PCDs, que enfrentam dificuldade. De acordo com a educadora, todos os estudantes passaram a ter mais atenção e mais interesse em aprender. “O laboratório tem sido uma ferramenta muito valiosa para inclusão dos alunos. Hoje, a escola onde eu trabalho, a Hérlio, conta já com alunos desenvolvendo pesquisas e se interessando cada vez mais em participar das atividades implementadas pela educação 7.0”, explica.

Nas aulas, estudantes e professores contam com o auxílio de um monitor educacional, de acordo com o cronograma anual da metodologia Dulino. As aulas são transdisciplinares, com o professor da escola utilizando laboratório para ministrar suas atividades e assuntos específicos adaptados à metodologia Dulino, além de trabalhar também conteúdos curriculares de forma lúdica.

Entre os cursos oferecidos, estão a academia de robótica (Robotics Academy), no qual blocos de montar, linguagem de programação e software, mecânica e mecatrônica são utilizados para o ensino da robótica educacional; a academia de games (Game Academy), no qual o estudante pode aprender a desenvolver e criar seus próprios jogos; a academia de cultura maker (Maker Academy), que traz kits e ferramentas eletrônicas para desenvolver produtos atrelados à impressão 3D e marcenaria 4D; e a academia de idiomas (English Academy), no qual a filosofia do English Interaction e a Aprendizagem Baseada em Projetos se une ao uso de ferramentas tecnológicas.

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