A cidade de Ilhéus, na Bahia, ganhará um museu inédito dedicado ao chocolate. O projeto está sendo tocado pelos empresários Marco Lessa e Pedro Araújo. A ideia é que o empreendimento seja inspirado no The Chocolate Story, no Porto (Portugal). Além disso, a dupla também planeja abrir um museu em Altamira, no Pará.
“Foram reuniões muito proveitosas no Pará e na Bahia. São os estados que mais produzem cacau no Brasil e tiveram recentemente duas edições grandiosas do Chocolat Festival que levaram mais de 220 mil pessoas. As conversas avançaram muito e estamos mais próximos de conseguir fechar esse negócio que vai fazer expandir ainda mais o turismo de Altamira e Ilhéus”, disse Marco Lessa em entrevista ao Alô Alô Bahia. O empresário é o CEO do Chocolat Festival.
O Museu do Chocolate do Porto, que é uma inspiração para os que serão criados no Brasil, foi conceitualizado por Pedro Araújo após muitas viagens e pesquisas. No Chocolate Story, o visitante descobre a história do chocolate, desde a fava do cacau até o derretimento na boca, um pouco da história do produto, embalagens, publicidade e uma visita até uma verdadeira fábrica, já que os chocolates Vinte Vinte são produzidos ali.
“O turismo cultural é o principal motivo de viagens turísticas e, os museus são a principal ferramenta dentro do turismo cultural. Além do mais, os museus agregam em si uma panóplia de serviços complementares que enriquecem a região/país; são um catalisador económico, um catalisador cultural e social e um promotor de produtos endógenos; e o turismo e os turistas a melhor forma de exportar e promover toda uma cultura”, explicou Pedro Araújo, fundador do Museu do Chocolate em Portugal.
Na Bahia, as reuniões foram feitas com o secretário estadual de Turismo, Maurício Bacellar.