Um avião civil Fouga Magister caiu no mar nesta sexta-feira (16) na costa de Le Lavandou, no sul da França. A informação foi confirmada pelo exército à Agence France-Presse (AFP). O corpo do piloto, um homem de cerca de 65 anos, foi encontrado.
O avião a jato de dois lugares, muito popular entre os amantes da aviação, mas sem assento ejetável, estava se apresentando pouco antes de uma demonstração da Patrouille de France (PAF), de acordo com um porta-voz da força aérea e espacial. Celebrava-se o 80º aniversário do desembarque das forças aliadas no Dia D, operação que mudou o curso da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Com isso, a equipe de acrobacias PAC, da Força Aérea Francesa, decidiu cancelar sua apresentação.
Imagens nas redes sociais mostraram a aeronave, um pouco fora do eixo e fora de controle, caindo no meio dos barcos. A aeronave pertencia a um colecionador ou a uma empresa privada, segundo a prefeitura.
Segundo o Le Monde, o corpo do piloto foi encontrado rapidamente pelas equipes de resgate. O acidente ocorre dois dias depois da morte de dois pilotos de um caça Rafale, que colidiram com outra aeronave durante um exercício de combate, também na França.
Uma investigação está em andamento para examinar o que causou o acidente.
Accident d’un avion de la patrouille de France au Lavandou à l’instant. En espérant que le pilote soit indemne. pic.twitter.com/LwXCjQZ38l
— Maxime Govare (@MGovare) August 16, 2024