Em encontro com embaixador do Chile, Governo do Estado reforça parceria em diversas áreas

Em encontro com embaixador do Chile, Governo do Estado reforça parceria em diversas áreas

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Joá Souza/ GOVBA

Publicado em 14/08/2024 às 10:28 / Leia em 3 minutos

Nesta terça-feira (13), o governador Jerônimo Rodrigues se reuniu com representantes da embaixada do Chile no Brasil. Foram tratados assuntos na área econômica; ampliação das discussões para incluir temas como clima, levando em consideração os incêndios de 2023 no Chile, e as enchentes deste ano no Sul do Brasil; exportações e importações e intercâmbio de estudantes.

O evento, realizado no Centro de Operações e Inteligência (COI), no Centro Administrativo, em Salvador, contou com a presença do embaixador do Chile no Brasil, Sebastián Depolo; do presidente da Softex, Rubén Delgado, além de secretários de diversas pastas estaduais.

“Eu acho que a gente está realmente além dos interesses possíveis, de pesquisa, de áreas já desenvolvidas, de áreas mais profissionais, mas também de alcançar o que nós temos de incentivos”, destacou o governador durante o encontro. O estado da Bahia é considerado um parceiro estratégico para o plano de expansão comercial chileno, com investimentos alcançando várias áreas, como turismo, agricultura, economia, cultura e educação. O estreitamento das relações visa também diversificar as vendas de produtos do agronegócio.

“Essa é uma tarefa, um dever de casa que temos agora, que é estabelecermos projetos, programas, para que essa nova era de relação entre o Brasil e o Chile possa se materializar”, destacou o embaixador Sebastián Depolo. O Chile é um importante emissor de turistas para o Brasil. Além dos destinos turísticos, são pessoas interessadas em conhecer a cultura e a história local, aproximando ainda as duas localidades.

Dados da Embratur indicam que nos cinco primeiros meses de 2024, o Chile enviou 294.485 turistas para o país, ocupando o terceiro lugar neste quesito, atrás apenas da Argentina e Estados Unidos. Como forma de fortalecer ainda mais essa relação, foi discutida a necessidade de ampliar a malha aérea, ligando o país andino e a Bahia.

Com forte investimento no segmento de tecnologia, as empresas da nação vizinha se tornam importantes atores na troca de conhecimento. Também foi discutida a troca de experiência na área ambiental, com foco no combate aos incêndios florestais e prevenção a desastres naturais. O objetivo é o intercâmbio de conhecimentos, para capacitação de profissionais para este tipo de trabalho. A educação baiana e chilena também está no radar para o estreitamento das relações, com envio de estudantes para intercâmbio, ampliando o diálogo entre Bahia e Chile.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia