A canoísta baiana Valdenice Conceição encerrou sua participação nos Jogos Olímpicos de Paris-2024 na 13ª colocação geral no C1 200m, após disputar a final B, neste sábado (10), no Estádio Náutico. A atleta, natural de Itacaré, chegou a ficar a apenas nove centésimos de uma vaga na final A, mas terminou em quinto lugar na final B, com um tempo de 46s82.
Valdenice, de 34 anos, fez história ao ser a primeira mulher do Brasil a competir na canoa feminina da canoagem velocidade em Jogos Olímpicos. Sua performance em Paris-2024 começou de forma promissora, com um segundo lugar na bateria eliminatória, o que garantiu sua vaga direta na semifinal. No entanto, apesar de sua excelente atuação, ela não conseguiu avançar à final principal, ficando em quinto lugar em sua série.
Na final B, que determina as posições do nono ao 16º lugar, Valdenice iniciou bem a prova, mas perdeu fôlego nos momentos finais, resultando em um tempo que a colocou na 13ª posição geral. A espanhola Maria Corbera venceu essa final com 45s45.
Valdenice Conceição, que também conquistou a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023, tem um legado esportivo em sua família. Ela é tia de Jacky Godmann, outro talento da canoagem velocidade brasileira, que também está competindo em Paris-2024 e obteve o oitavo lugar no C2 500m ao lado do multicampeão Isaquias Queiroz.