Itamar Vieira Júnior lança livro infantil e destaca importância da FLIPELÔ

Itamar Vieira Júnior lança livro infantil e destaca importância da FLIPELÔ

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Divulgação

Publicado em 09/08/2024 às 19:52 / Leia em 2 minutos

O escritor baiano Itamar Vieira Jr, autor de “Torto Arado” (Todavia, 2019) e de “Salvar o Fogo” (2023), lançou na manhã de sexta-feira(09), durante a Flipelô, o livro infantil “Chupim” (Baião,2024 ). Itamar participou de um bate-papo com a escritora Paloma Amado no Pelourinho e contou ao público presente de como veio a inspiração para a obra.

A publicação, que possui pinturas de Manuela Dias, conta a história do menino Julin, uma criança preta que vive a realidade do campo, em um Brasil marcado pela desigualdade social. O livro retrata com maestria uma prosa marcada pelo lirismo e pela crítica social. Nesta literatura infantil, Itamar Vieira Jr. transita de maneira singular entre a realidade, o sonho e árdua vida do trabalho no campo, contrapondo as perspectivas infantil e adulta sobre esse universo.

“Eu escrevi Chupim para buscar a criança que está em nós e que nunca morre. Foi assim que eu cheguei a este livro. Chupim é um pássaro e o livro conta a história de Julin, uma criança que vai ajudar os pais a trabalhar nos campos de arroz.  Enquanto os pais colhem o arroz, cabe a ele expulsar os pássaros que são tidos como praga, os pássaros chupins, só que o menino, como qualquer criança, se enternece por essa criatura. E aí começa uma história muito bonita entre a criança e o pássaro. Um pássaro que faz a criança refletir sobre sua vida”, explicou em entrevista ao Alô Alô Bahia.

dlfpnPR.md.jpg

Paloma Amado e Itamar Vieira Jr

Para o escritor, um confesso admirador da Flipelô, a festa literária se consagra como um dos maiores eventos culturais do estado.

“É um evento que faz parte do calendário cultural de Salvador, da nossa Bahia e do Brasil. Já tem uma trajetória linda muito bonita nesses oito anos de existência. Eu acompanho a festa desde o começo”, finalizou.

 

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia

Compartilhe