Embaixadora da Nicarágua que foi expulsa do Brasil é nomeada ministra

Embaixadora da Nicarágua que foi expulsa do Brasil é nomeada ministra

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação, com informações do g1

Reprodução/Itamaraty

Publicado em 09/08/2024 às 18:05 / Leia em 2 minutos

A ex-embaixadora da Nicarágua no Brasil expulsa na quinta-feira (8) pelo Itamaraty em retaliação à expulsão do embaixador brasileiro em Manágua, será ministra do governo do presidente Daniel Ortega.

Fulvia Castro, que estava à frente da diplomacia nicaraguense no Brasil havia apenas três meses, será nomeada Ministra de Economia Familiar, segundo anunciou a vice-presidente nicaraguense, Rosario Murillo, também esposa de Ortega.

A expulsão dos dois embaixadores foi a culminação de uma crise diplomática sem precedentes entre Brasil e Nicarágua. Na quarta-feira (7), o governo nicaraguense determinou a expulsão do agora ex-embaixador brasileiro em Manágua, Breno Souza da Costa.

A decisão foi uma retaliação à ausência do diplomata na celebração oficial dos 45 anos da Revolução Sandinista — o presidente nicaraguense, Daniel Ortega, é um ex-guerrilheiro do movimento sandinista (leia mais abaixo).

O Itamaraty afirmou que o embaixador brasileiro foi instruído a não comparecer ao evento porque o Brasil congelou em abril as relações com a Nicarágua por um ano em retaliação à prisão de padres e bispos no país por Ortega ter se negado a soltar um bispo cuja libertade o Vaticano pedia e o Brasil tentava mediar.

A ex-embaixadora nicaraguense já deixou Brasília, ainda de acordo com o Itamaraty.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe