Atual campeão olímpico da categoria, Isaquias Queiroz deu início à defesa do título no C1 1000m na manhã desta quarta-feira (7). Em sua estreia “solo” nas Olimpíadas de Paris – ele já havia garantido um bom resultado preliminar com Jacky Godmann na terça-feira (6) -, o baiano ficou em segundo em sua bateria, garantindo seu avanço direto para as semifinais.
Isaquias foi o mais rápido nos primeiros metros, sendo superado pelo tcheco Martin Fuksa a partir dos 500m. Com folga considerável para o terceiro colocado, o baiano apenas administrou a vantagem para garantir a vaga direta para as semifinais com o tempo de 3:53.94.
“Tentei me desgastar o mínimo possível. Na final, tudo pode acontecer. Hoje, o objetivo era ficar entre os dois primeiros, para não fazer duas provas, como ontem”, explicou o canoísta em entrevista à TV Globo.
Finais
Isaquias disputa a medalha do C2 500m, ao lado de Jack Godmann, na manhã de quinta-feira (8) e busca sua vitória individual na sexta-feira (9). Ganhando medalhas nas duas provas, ele iguala o recorde de Rebeca Andrade como maiores medalhistas olímpicos do Brasil, cada um com 6.
Mais baiano e brasileiros
Ainda nesta quarta (7), o baiano Mateus Nunes, canoísta mais jovem a representar o Brasil em Jogos Olímpicos, com apenas 18 anos, ainda compete na categoria C1 1000. Além dele, outros dois brasileiros estão em ação na Canoagem de Velocidade: no K1 500m feminino (caiaque), Ana Paula Vergutz disputa as quartas de final a partir das 8h30. Já no K1 1000 (caiaque), Vagner Júnior Souta entra nas águas por volta das 9h10 pelas quartas de final.