Salvador sedia a maior competição de Robótica e IA do mundo em 2025

Salvador sedia a maior competição de Robótica e IA do mundo em 2025

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia com informações do RoboCup Brasil

Reprodução/RoboCup Brasil

Publicado em 29/07/2024 às 11:28 / Leia em 2 minutos

Salvador foi a cidade escolhida no Brasil para sediar a RoboCup, maior competição de Robótica e Inteligência Artificial (IA) do mundo em 2025. O evento, considerado a “Copa do Mundo da Robótica”, acontecerá no Centro de Convenções da capital baiana, de 15 a 21 de julho.

Esta será a segunda vez que o país recebe o evento, que aconteceu em João Pessoa, em 2014. Na época, mais de 400 equipes de 45 países participaram da competição.

Em Salvador, o evento será liderado pela RoboCup Brasil, instituição sem fins lucrativos, em colaboração com a Universidade Estadual da Bahia (UNEB) e o Centro Universitário FEI, de São Bernardo do Campo, no interior de São Paulo.

“É uma alegria poder trazer para o nosso país, mais uma vez, um evento dessa magnitude e importância para a pesquisa e desenvolvimento tecnológico. Vamos poder mostrar o que o mundo faz de melhor em termos de Inteligência Artificial e Robótica. É uma oportunidade única de recebermos os principais pesquisadores do mundo nestas áreas, além de mostrar os nossos talentos”, celebra Marco Simões, professor da UNEB e diretor da RoboCup Brasil.

O evento reúne em sua programação uma série de jogos e competições em que equipes de estudantes e pesquisadores projetam e programam robôs para realizar diversas tarefas do cotidiano. Todos os robôs devem operar de forma autônoma, sem intervenção humana, e terão suas atuações avaliadas em categorias que vão de simulações de tarefas domésticas, com robôs que precisam limpar uma casa e descartar o lixo, por exemplo, a disputas emocionantes, como o futebol de robôs.

Equipes formadas por estudantes universitários, pós-graduandos ou pesquisadores das áreas de Robótica, Engenharia ou campos similares de todo o Brasil têm a oportunidade de participar da competição, cujo objetivo é divulgar e disseminar os estudos e tecnologias desenvolvidas pelas universidades na área de Robótica. Além dos jogos, a RoboCup também inclui eventos secundários, como congressos científicos e concursos de teses, que proporcionam um espaço para o compartilhamento de conhecimentos e ideias inovadoras no campo da robótica e da inteligência artificial.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia

Compartilhe