A coleção Olhos D’Água da estilista soteropolitana Mônica Anjos será apresentada a partir das 15h de hoje (29) no desfile da 54ª edição da Casa de Criadores, em São Paulo. Inspirada em obra literária homônima, a coleção é um dos destaques desta edição do evento de moda e faz uma homenagem à escritora Conceição Evaristo, imortal da Academia de Letras de Minas Gerais.
As peças de Olhos D’Água estão sendo comercializadas em uma pop-up instalada no Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab), no Centro Histórico de Salvador, por 90 dias. Um dos looks da coleção foi usado pela jornalista Tarsilla Alvarindo durante o Festival Negritudes.
O lançamento da coleção foi feito em grande estilo no próprio Muncab, no dia 13 de julho, com um desfile que contou com a participação da cientista e embaixadora da ciência pelo Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação, Jaqueline Goes; das empresárias Mani Reggo e Loo Nascimento; do escritor, poeta e agitador cultural Clarindo Silva e das jornalistas Wanda Chase e Josi Querino, entre outros nomes. O desfile teve direção de casting de Carlos Cruz.
“Foi a partir da narrativa do livro que nós construímos o projeto Olhos D’Água. Lançamos uma semana antes da inauguração de Raízes e estamos aqui em uma pop-up num período de 90 dias com a coleção, com estampas exclusivas assinadas por Júnior Pakapym, design que também assina Filhos de Gandhy”, destaca a estilista.
“No look usado por Conceição Evaristo para o desfile de lançamento trouxemos a dona das águas salgadas, Iemanjá. Tem sido uma delícia a pop-up. Primeiro porque a gente já estava namorando ocupar este espaço há um tempo e trazendo a coleção de Conceição Evaristo é um presente. É uma conexão com o artesanato, estamos com várias marcas, não só soteropolitanas, mas também de outros estados durante esta temporada. Temos uma linha de acessórios assinada por Andreia Brasis e temos a parte de brincos com a design Gabriela Santos, que é de Minas Gerais”, pontua Mônica.
Ao todo, 38 desfiles estão ocorrendo pela Casa de Criadores em distintas locações no Centro de São Paulo até amanhã (30). Os desfiles começaram na última sexta-feira (26). Além de Olhos D’Água, Capi.baribe_____da cidade ao sertão, do atelier Nalimo, dirigido pela estilista indígena Dayana Molina, é um dos destaques do evento de moda. A coleção traz uma abordagem da cultura indígena e teve como uma das modelos, no último sábado (27), a ex-BBB 24, Isabelle Nogueira.