Idealizador do Festival e do Prêmio Gastronomia Preta, que destacou baianos em sua última edição, no Rio de Janeiro, Breno Cruz lança, em Salvador, nesta sexta-feira (26), o livro “Intersecção e Liderança”, às 18h30, no restaurante Encantos da Maré, no Bonfim.
Na obra autoetnográfica, o autor, conhecido como Preto Gourmet nas redes sociais, se vê em situações de liderança a partir de sua intersecção em grupos minoritários. Na ocasião, além de Breno, que vem liderando um movimento de evidenciamento de pessoas pretas da gastronomia na mídia especializada, estará presente Karine de Oliveira, que assina o prefácio do livro.
A partir de suas vivências no decorrer dos anos e com o recorte na gastronomia, o livro traz histórias que conversam com as dores de quem intersecciona, as dores e alegrias de se liderar, e, acima de tudo, um olhar humano sobre questões que líderes muitas vezes só discutem nas sessões de terapia.
Em seu 12º livro, o pós-doutor propõe o rompimento com sua trajetória acadêmica teórica e busca humanizar o processo de gestão a partir de nuances e experiências individuais – mas que também são coletivas para quem intersecciona.
“Este livro ilustra e materializa o poder do ‘ir adiante’. E para além disso, mostra a importância do povo preto ocupar espaços antes inimagináveis!”, destaca a gerente da TV Globo Rio, Aline Santos, que ganha coro do cofundador do Instituto Pactuá, Valdir Nascimento: “Como uma liderança negra em empresa multinacional, me identifico totalmente com a jornada, começando com o entendimento das nossas dores no contexto da interseccionalidade, e passando pelo amadurecimento do líder. Breno traz dicas e aprendizados muito práticos de como navegar nesse universo”, destaca o também gerente-executivo de Marketing da Nestlé.