O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou, na última sexta-feira (12), que, através de parceria com o Comitê Olímpico Nacional (NOC) da Arábia Saudita, o país sediará a primeira edição dos Jogos Olímpicos de Esportes Eletrônicos (e-Sports), em 2025.
A proposta será feita à Sessão do COI, às vésperas dos Jogos Olímpicos de Paris e a duração da parceria entre o COI e o NOC saudita será de 12 anos, com os Jogos Olímpicos sendo realizados regularmente.
“Temos muita sorte de poder trabalhar com o NOC saudita nos Jogos Olímpicos de e-Sports, porque ele tem grande – se não único – conhecimento no campo dos esportes eletrônicos com todas as suas partes interessadas. Os Jogos Olímpicos de e-Sports se beneficiarão muito dessa experiência”, disse o presidente do COI, Thomas Bach.
“A Arábia Saudita está extremamente animada com a perspectiva de fazer parceria com o COI e dar as boas-vindas a uma era completamente nova para o esporte internacional. Acreditamos que participar dos Jogos Olímpicos é uma das maiores honras que qualquer atleta pode alcançar. E estamos orgulhosos de apoiar a escrita de um novo capítulo na história olímpica, que tem o potencial de inspirar novos sonhos e novas ambições para literalmente milhões de atletas em todo o mundo“, celebrou o Príncipe Abdulaziz bin Turki Al Faisal, Ministro do Esporte e Presidente do Comitê Olímpico e Paralímpico da Arábia Saudita.
“Como uma ‘primeira’ Olimpíada de e-Sports, obviamente ainda há muito a considerar e planejar com o COI, mas estamos comprometidos em sediar um evento especial que respeite e celebre os valores olímpicos, enquanto aproveita corajosamente o impulso para impulsionar os e-Sports com a plataforma internacional que o esporte e seus atletas merecem. O mundo terá um convite aberto para se juntar a nós em 2025 e celebrar este momento juntos”, seguiu o representante saudita.
Maiores detalhes, como cidade sede, quais jogos estarão envolvidos ou o formato dos eventos ainda não foram definidos, mas a primeira edição da Copa do Mundo de e-Sports, que começa nessa quinta-feira (18), também na Arábia Saudita, já deve antecipar alguns testes.
Cenário econômico
A indústria global de games já vale quase US$ 300 bilhões, valor que deve mais do que dobrar até 2032. Desse total, a Arábia Saudita controla cerca de 40% e planeja investir US$ 38 bilhões na indústria até 2030, incluindo a construção de uma cidade focada em games. A criação dos Jogos Olímpicos deve impulsionar ainda mais o mercado, que conta com mais de 2,5 bilhões de jogadores no mundo, mais do que 30% da população global.