A Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) realiza duas edições da Série Manuel Inácio da Costa – em que a Osba percorre igrejas da capital baiana – com entrada gratuita neste mês de julho.
A primeira apresentação acotece neste sábado (13), às 17h, no Santuário Nossa Senhora de Fátima (Colégio Antônio Vieira), no Garcia, e no dia 21 de julho, também às 17h, na Igreja de São Francisco, no Pelourinho.
O concerto deste sábado (13) conta com maestro paulista João Rocha como regente convidado. Bacharel em música pela Unicamp, o maestro-compositor tem sido laureado com diversos prêmios e traz consigo a experiência de reger em salas de concerto como o Carnegie Hall, em Nova Iorque, e suas obras vêm sendo executadas por orquestras como a Sinfônica Brasileira (OSB) e a Sinfônica da USP (OSUSP).
Já no dia 21 de julho, também às 17h, a Osba retorna à Igreja de São Francisco, no Pelourinho, desta vez recebendo como regente convidado o maestro Éder Paolozzi. Este concerto terá o violoncelista da Osba, Thomaz Rodrigues, como solista.
Um dos protagonistas do cenário de renovação da música clássica no Brasil, o maestro Éder Paolozzi esteve à frente da Orquestra Sinfônica Cesgranrio e atualmente é regente titular da Nova Orquestra e da Funk Orquestra, com as quais tem feito turnês nacionais e apresentações em festivais como Rock in Rio.