A equipe Bahia Robotics Teams (BahiaRT) vai representar o Brasil na RoboCup2024, que começa na próxima segunda-feira (15), em Eindhoven, na Holanda. O grupo é Centro de Pesquisa em Arquitetura de Computadores, Sistemas Inteligentes e Robótica (Acso) da Universidade do Estado da Bahia (Uneb).
A Copa do Mundo de Robôs é a maior competição científica internacional nas áreas de inteligência artificial (IA) e robótica. Nessa edição, a equipe Acso/BahiaRT irá disputar os desafios da Liga de Futebol de Robôs Simulados 3D, em que são projetados robôs (que vão ser criados nos próximos 5 a 10 anos) em um simulador tridimensional. Então, os times são desafiados a criar a inteligência artificial para controlar os robôs.
Além dos jogos de futebol, desafios técnicos específicos são disputados, visando o desenvolvimento da tecnologia e da ciência em torno da inteligência artificial robótica. A segunda participação da equipe BahiaRT nessa edição do evento será com um projeto do programa de Iniciação Científica Júnior da UNEB. Nesse desafio, a equipe precisa programar um robô para localizar e resgatar vítimas em um cenário de desastre, apresentando num simulador computacional.
A simulação prepara os estudantes a terem o primeiro contato com programação avançada de robôs e IA, propiciando uma formação sólida que permitirá seu ingresso na vida universitária com melhor preparo.
Esse projeto foi desenvolvido em parceria com o Colégio da Polícia Militar (CPM), por estudantes do ensino médio, sob orientação dos docentes Ana Mascarenhas e Josemar Rodrigues, pesquisadores do Acso, que se qualificaram para representar o Brasil na liga RoboCup Junior Rescue Simulation.