Fundador de importante centro de formação de velejadores do Brasil, baiano Álvaro Sampaio morre aos 90 anos

Fundador de importante centro de formação de velejadores do Brasil, baiano Álvaro Sampaio morre aos 90 anos

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação com informações do Correio Braziliense

Reprodução/Metrópoles

Publicado em 10/07/2024 às 13:57 / Leia em 2 minutos

Sócio-fundador do Iate Clube de Brasília, o baiano Álvaro Sampaio faleceu nesta terça-feira (9), na capital federal, aos 90 anos. O soteropolitano foi pioneiro entre os velejadores do Lago Paranoá e é apontado por alguns como responsável por introduzir a prática em Brasília, sendo dele o título de campeão da primeira regata da associação recreativa. Ele faleceu durante o sono, vítima de uma parada cardíaca.

O velejador era o último remanescente da primeira diretoria do Iate Clube, de quem recebeu homenagens. “Foi uma figura central na criação do Clube, desde a elaboração do seu primeiro estatuto até sua participação ativa no seu desenvolvimento ao longo dos anos. Nos despedimos com tristeza, mas seu legado perdura”.

Em Brasília, o velejador foi também assessor parlamentar, função que começou a executar no Rio de Janeiro. Neste contexto, ele participou da mudança da capital federal do Sudeste para o Centro-Oeste. Ao chegar no Cerrado, se deparou com o Lago Paranoá, que enxergou como uma oportunidade. Lá, poderia ser estabelecido o Iate Clube como uma sala de visitas para quem chegasse à cidade.

Sampaio se orgulhava de ter redigido o estatuto do Clube na data de sua inauguração, em 5 de abril de 1960. “Ele era o homem mais trabalhador, dedicado, honesto e íntegro que eu conheci. O Iate era seu filho, sua vida. Ele cuidava de tudo com atenção, desde a limpeza dos banheiros até o estatuto. Ele amava participar de tudo”, contou a neta Patrícia Sampaio, ao jornal Correio Braziliense.

Ao longo dos anos, o baiano testemunhou o desenvolvimento do local, considerado um dos principais centros de formação de velejadores de alto nível no Brasil, formando ou recebendo atletas de nível mundial.

Sampaio deixa o filho Álvaro Martins Sampaio Neto e os netos Álvaro Alberto Sampaio, Anderson Sampaio, Leandro Sampaio, João Victor Marques Sampaio, Patrícia Sampaio, além de sete bisnetos.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe