Governo da Bahia assina protocolo para instalação de fábrica de placas solares em Camaçari

Governo da Bahia assina protocolo para instalação de fábrica de placas solares em Camaçari

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação

Fernando Vivas/GOVBA

Publicado em 08/07/2024 às 21:36 / Leia em 2 minutos

O Governo da Bahia deu um passo concreto para consolidar a atração de um investimento de U$2 bilhões para a instalação da primeira fábrica de painéis fotovoltaicos da América Latina, que será sediada em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador.

Durante audiência realizada nesta segunda-feira (8), o governador Jerônimo Rodrigues assinou um protocolo de intenções com a empresa alemã Si&Mex Solutions. 

O projeto inovador visa atender 25% do mercado nacional nos primeiros cinco anos de operação e promete gerar 3 mil empregos diretos e 4 mil indiretos, consolidando a Bahia como um polo industrial de relevância internacional no setor de energia renovável. “É mais emprego, renda e desenvolvimento sustentável para a nossa Bahia”, comentou o governador, em suas redes sociais, sobre a novidade.

A Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) terá uma participação de 5% no empreendimento, que será implementado na Bahia. A parceria inclui o fornecimento anual de 2 mil toneladas de quartzo e até 500 toneladas de sílica de alta pureza para os processos industriais da fábrica.

O projeto está sendo construído também em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), a Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secti) e a BAHIAINVESTE, além das secretarias da Fazenda (Sefaz-BA) e do Desenvolvimento Econômico (SDE).

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe