Pira do Fogo Simbólico do 2 de Julho será acesa pela 1ª triatleta cega da Bahia

Pira do Fogo Simbólico do 2 de Julho será acesa pela 1ª triatleta cega da Bahia

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação

Lucas Moura/Secom

Publicado em 26/06/2024 às 16:47 / Leia em 2 minutos

A Pira do Fogo Simbólico da Festa da Independência da Bahia, em Salvador, no próximo dia 2 de julho, será acesa pela primeira triatleta com deficiência visual da Bahia, Ira Vilaronga. O ato, um dos momentos mais aguardados das celebrações cívicas em torno da data, será realizado no Largo do Campo Grande, às 16h, logo após a chegada dos caboclos.

Durante a infância, Ira foi diagnosticada com Retinose Pigmentar, doença considerada rara, hereditária e degenerativa, que atinge a retina e causa deficiência visual grave. A condição não impôs a ela limites quanto à prática do atletismo. O desafio tornou-se um convite para que ela enfrentasse as dificuldades e obstáculos e, hoje, carrega com orgulho o título de ser a primeira triatleta com deficiência visual da Bahia e, agora, primeira mulher cega a acender a tocha.

Ira Vilaronga será primeira mulher cega a acender tocha | Foto: Acervo Pessoal

No dia 2 de julho, a paratleta terá a oportunidade de conduzir um dos maiores símbolos cívicos do Estado, que representa a história, a cultura, a força e a identidade do povo baiano. Após o acendimento, haverá a execução do Hino ao 2 de Julho pelo Coral da Polícia Militar da Bahia (PM-BA), com acompanhamento da Banda de Música Wanderley, também da PM.

As celebrações do 2 de Julho terão programação cívica e cultural, com apresentações como a do Balé Folclórico do Bahia, inspirada na obra da coreógrafa Lia Robatto, e shows de Mariene de Castro e Cortejo Afro.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia