Toninho Andrade prestigia aniversário de João Carlos Paes Mendonça em Pernambuco

Toninho Andrade prestigia aniversário de João Carlos Paes Mendonça em Pernambuco

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Alô Alô Bahia

Publicado em 24/06/2024 às 09:43 / Leia em 2 minutos

O empresário João Carlos Paes Mendonça comemora seus 86 anos, nesta segunda-feira (24), em Gravatá, Pernambuco. O casal Patrícia e Toninho Andrade estiveram por lá, durante o fim de semana, para parabenizar o aniversariante.

Dono do grupo JCPM, João Carlos é uma referência de vida para Toninho, que nele se inspirou para seguir sua carreira empresarial.

Sobre João Carlos Paes Mendonça

Nascido na Serra do Machado, interior de Sergipe, o empresário João Carlos começou a ajudar o pai, Pedro, ainda criança, aos 9 anos. Aos 21 anos, tornou-se sócio na empresa, dando início a uma trajetória de empreendedorismo e inovações.

Empreendedor por vocação, João Carlos Paes Mendonça construiu sua trajetória a partir da capacidade de identificar oportunidades e desenvolver negócios promissores.

Nascido em 24 de junho de 1938, começou a trabalhar ao lado do pai, Pedro Paes Mendonça, ainda criança, no povoado de Serra do Machado, interior de Sergipe. Era lá que passava parte do dia no balcão da mercearia recebendo as primeiras lições do varejo.

Aos 21 anos, tornou-se oficialmente sócio do pai e, em 1966, fundou, no Recife, a rede de Supermercado Bompreço – empresa que se tornaria referência do segmento no cenário nacional, com iniciativas pioneiras, como uso do código de barras, ressuprimento automático, programa de fidelidade (Bomclube), HiperCard, entre outras.

Inquieto e determinado, em 2000, deixou o setor de supermercado e passou a investir fortemente no mercado de shoppings, começando, novamente, um movimento de vanguarda, com empreendimentos conectados com o entorno, arquiteturas voltadas para a valorização da convivência, do lazer e do serviço – algo que se tornou tendência no segmento.

Ao longo da sua trajetória, já recebeu mais de 70 homenagens, entre medalhas, placas, premiações e honrarias. Tem histórico de participação em entidades e ajudou a fundar Associação Pernambucana de Supermercado (Apes) e a Associação Latino-Americana de Supermercados (Alas), além de ter presidido, durante dez anos, a Associação Brasileira de Supermercado. Participou do Conselho Monetário Nacional, do Director Board (Conselho Diretor) do Cies – The Food Business Forum. Hoje, faz parte do Conselho da Associação Nacional do Jornais (ANJ) e da Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abert).

 

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe