Central de reciclagem é montada para São João no Pelourinho

Central de reciclagem é montada para São João no Pelourinho

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Lucas Moura/Secom PMS

Publicado em 24/06/2024 às 14:39 / Leia em 3 minutos

Uma central de reciclagem foi montada no Largo da Tieta, no Pelourinho, para atender a demanda dos festejos juninos. Ao todo, são 160 catadores, entre cooperados e autônomos, que contm com assistência para recolhimento do material. Entre os principais recicláveis que devem ser recolhidos estão latinhas, plásticos e papelão.

A ação é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis) e a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb).

Participam da ação as Cooperativas dos Agentes Ambientais da Nova República (Canore); dos Recicladores da Unidade do Ogunjá (Bariri); de Reciclagem União Nazaré (CRUN), Cooperativa Ecológica do Paraguary (Cooperguary), Cooperativa de Catadores Agentes Ecológicos de Canabrava (Caec), Cooperativa de Coleta Seletiva Processamento de Plástico e Proteção Ambiental (Camapet), Cana Recicla, Cooperativa de Recicladores de Lixo (Cooperlix), Cooperativa dos Catadores de Reciclçagem de Cajazeiras (Coocreja), Cooperativa de Reciclagem e Serviços da Bahia (Cooperes), Cooperbrava, Associação dos Agentes Ambientais – Coleta Cidadã, Centro de Arte e Meio Ambiente (Cama) e Fórum Lixo&Cidadania Bahia.

De acordo com o secretário da Secis, Ivan Euler, o investimento para a ação é de R$45 mil. “Os catadores cooperados coletam o material reciclável, levar aos pontos e no dia seguinte, o montante será levado para prensagem e venda. Além disso, existem catadores avulsos que trabalham nas festas, que podem levar o material coletado e vão receber o recurso por kg de resíduo coletado. É uma parceria importante com as cooperativas, porque muitas vezes o material não é descartado da forma adequada, entupindo os bueiros e rede de drenagem, podendo ser reciclado e voltando para a indústria”, declarou.

Através da Limpurb, é oferecido apoio aos trabalhadores através da disponibilização de caminhões-baú, que fará a coleta diária dos resíduos recicláveis coletados, e também de banheiro químico. “Desde a manhã do domingo (23) até a manhã da terça-feira (25), os caminhões estarão à disposição das cooperativas para elas transportarem o material para seus respectivos galpões. Além disso, disponibilizamos dois banheiros químicos de uso exclusivo dos catadores”, relatou o chefe da Assessoria de Planejamento da Limpurb, Thiago Figueiredo.

O presidente da Cooperativa Bariri, Elias Júnior, reconheceu que a ação visa beneficiar cada vez mais os catadores. “A gente agradece esse apoio e a ideia é que todos os grandes eventos a gente esteja presente, para poder fazer o descarte do material como apoio aos catadores autônomos. Aqui no Pelourinho a ideia é que a gente consiga fardar os catadores, identificando cada um com crachá, camisa, bota, luva, bem trajados para fazer o trabalho deles, circulando nas praças com segurança e dignidade. A expectativa é coletar até dez toneladas de material até o último dia de festa”, declarou.

A cobertura dos festejos juninos do Alô Alô Bahia conta com apoio do São João da Bahia 2024. O maior do mundo é o nosso. Governo do Estado.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe