Montadora de carros elétricos envia profissionais brasileiros para intercâmbio na China

Montadora de carros elétricos envia profissionais brasileiros para intercâmbio na China

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Divulgação

Publicado em 20/06/2024 às 11:18 / Leia em 3 minutos

A BYD deu início a um intercâmbio entre brasileiros que trabalham na fábrica de Camaçari, na Bahia, com os colegas que trabalham na sede da greentech em Shenzhen, na China. A equipe é formada por especialistas, engenheiros e líderes das áreas de qualidade, processos, planejamento, logística e armazenamento, que passarão três meses na China para conhecerem o funcionamento de toda a cadeia de produção de automóveis que é desenvolvida pela matriz da BYD. Os participantes irão trocar experiências com engenheiros e profissionais técnicos que cuidam dos projetos e da linha de produção dos carros elétricos da companhia.

Vamos construir aqui na Bahia o que há de mais moderno em tecnologia automotiva, tendo a nossa matriz na China como espelho. Temos colaboradores chineses aprendendo aqui com a gente e, agora, chegou a vez dos brasileiros irem pra China conhecer a fundo como os projetos nascem e são desenvolvidos por lá. Vamos transformar a Bahia num hub de exportação e temos muito trabalho pela frente”, afirma Alexandre Barbosa, diretor técnico da BYD Auto Camaçari.

A equipe é formada por 14 profissionais, sendo 12 baianos, um piauiense e um paulista. Todos foram contratados no começo do ano para a unidade BYD Auto Camaçari, onde está sendo construída a maior fábrica da BYD fora da Ásia. Durante todo o processo de implantação da fábrica, a expectativa é que outras turmas sejam enviadas para o intercâmbio na China, com o objetivo de aprender sobre alta tecnologia, mas também ensinar sobre o jeito brasileiro de fazer carro. 

Conhecer o produto BYD num alto nível de detalhe vai ajudar a entender o processo e chegar na raiz de um possível problema, antes mesmo que ele aconteça (…) Dá um frio na barriga, mas é uma grande oportunidade para nós que estamos fazendo parte desse momento de implantação”, ressalta a engenheira de Qualidade Sheina Tura, que nasceu em Irecê, no centro-norte baiano. Na BYD Auto Camaçari, a profissional, que tem uma larga experiência em processos de qualidade de fabricação de automóveis, será uma das responsáveis pela análise de diagnóstico das peças que compõem o carro para prevenir problemas ou gerar ações corretivas, quando necessárias. Durante o treinamento em Shenzhen, ela irá conhecer os detalhes das peças e equipamentos e a origem de toda a produção.

O engenheiro baiano Fernando Hage também está na expectativa para a viagem. Ele fazia parte da equipe de monotrilhos de uma das empresas da BYD Brasil e foi transferido para a BYD Auto Camaçari em maio. “Como resultado dessa viagem, pretendo estreitar os laços com minha liderança chinesa e poder contribuir de forma assertiva com a construção  da fábrica de veículos em Camaçari, provendo para toda sociedade brasileira e, principalmente, a baiana, produtos altamente tecnológicos e com qualidade e segurança”, comenta Hage.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe