O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) realizou, na última semana, a primeira edição do projeto “TJBA Mais Perto”, em Vitória da Conquista. A ação reuniu magistrados, servidores e colaboradores da própria cidade e de outros municípios do Sudoeste baiano, buscando aproximar as unidades, sanar demandas e levar serviços oferecidos pelas Secretarias do Tribunal para além do edifício-sede.
A ação, que é organizada pela Secretaria-Geral da Presidência (SGP) e era um desejo pessoal da presidente do TJBA, Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, empossada em fevereiro no cargo, contabilizou mais de 700 atendimentos durante todo o dia de projeto, na última quinta-feira (13), no Fórum João Mangabeira.
“Esse encontro com todo o Tribunal é especial, pois reúne mais de 80 magistrados para ter uma conversa e trazer serviços. É uma felicidade muito grande e uma emoção, principalmente porque eu sou uma Juíza de carreira e trabalhei no interior por muitos anos”, destacou a presidente do TJBA.
Durante o evento, foi assinado um Acordo de Cooperação com a Prefeitura de Vitória da Conquista para a diminuição de processos fiscais no município e foi inaugurada uma Vara de Execução Penal e Medidas Alternativas, demanda antiga da Comarca.
Além disso, ao longo do dia, 13 estandes atenderam servidores e magistrados, que puderam tirar dúvidas sobre progressão funcional, aposentadoria, renovação de tokens, entre outros serviços, como a disponibilização de vacinas e serviços odontológicos.
Após visitar os Fóruns de Salvador, em maio, e a Comarca de Vitória da Conquista neste mês de junho, os próximos destinos do “TJBA Mais Perto” são as cidades de Serrinha e Barreiras, alinhado às Diretrizes de Gestão para o biênio 2024-2026 e ancorado no tripé “Mais Acesso, Mais Eficiência e Mais Governança”.