A arte baiana e capixaba se encontram pela no Circuito POCAR, que será realizado nos dias 25 e 26 de setembro, em Arraial d’Ajuda, distrito de Porto Seguro, no Sul da Bahia. Com entrada gratuita, o evento acontece no adro da Igreja de Nossa Senhora d’Ajuda e reúne espetáculos teatrais, shows e apresentações ligadas à memória, ancestralidade e às culturas populares.
Criado há 13 anos em Conceição da Barra, no Espírito Santo, o POCAR Festival de Cultura é realizado pelo Instituto Cultural Tambor de Raiz e tem como proposta preservar e difundir manifestações da cultura popular tradicional. A edição baiana marca a expansão do projeto e promove o intercâmbio entre artistas capixabas, grupos locais e diferentes expressões culturais brasileiras.

Memórias à Venda – Foto: Divulgação/Íris Zanetti
Programação reúne artistas da Bahia e do Espírito Santo
A programação começa na sexta-feira (25), com o espetáculo teatral “Memórias à Venda (ES)”, do Instituto Cultural Tambor de Raiz. A montagem apresenta histórias de comunidades quilombolas do Sapê do Norte, no Espírito Santo, a partir de narrativas relacionadas a ervas medicinais, farinha de mandioca, relações familiares e memórias transmitidas entre gerações.
Na sequência, será apresentada a “Awê/Heruê” (BA), da Reserva Pataxó Porto do Boi, seguida pelo show de Hemaidan e Banda (BA).
No sábado (26), as atividades começam à tarde com “As Fantásticas Histórias Mágicas” (ES), de Vitor Passarim. O espetáculo reúne histórias, números de humor e interações com o público. Depois, será a vez de “Família Aldeia Música Medicina e Ancestralidade” (BA). A programação terá uma pausa durante a missa celebrada no Santuário.
Após a celebração, a banda Maria Horta (BA), formada em Arraial d’Ajuda, assume o palco. O grupo mistura MPB, jazz, funk, soul, groove e música latina em seu repertório. Criada em 2024, a banda também presta homenagem a Dona Maria, matriarca capixaba da família de um dos integrantes.
O encerramento fica por conta do show “Pode Balançar”, do Trio Fogumano (ES). Formado em Itaúnas, em 2000, o grupo apresenta um repertório de forró de raiz e encerra a programação do Circuito POCAR em Arraial d’Ajuda.

Foto: Íris Zanetti