O Ministério das Relações Exteriores (MRE) autorizou a realização de um novo Concurso para a Carreira de Diplomata, na classe de terceiro-secretário, com realização prevista até o final do ano. Serão oferecidas 50 vagas para a carreira, que exige nível superior completo em qualquer área, e proporciona ganhos iniciais de R$ 20.926,98.
A primeira fase do concurso será composta por prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, com questões de Língua Portuguesa, História do Brasil, História Mundial, Geografia, Língua Inglesa, Política Internacional, Economia e Direito.
Passarão para a segunda fase os candidatos mais bem classificados na primeira etapa, em número a ser definido no edital.
A segunda etapa consistirá de provas escritas, de caráter eliminatório e classificatório, composta de questões de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, História do Brasil, Política Internacional, Geografia, Economia, Direito, Língua Espanhola ou Língua Francesa.
A portaria que autoriza a realização do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata de 2024 e estabelece suas normas foi divulgada no Diário Oficial da União (DOU) de sexta-feira (14/6).
O documento informa detalhes importantes, como a redução, para dois meses, do prazo entre o edital e as provas. O edital será publicado pela Diretoria do Instituto Rio Branco.
No último edital, publicado em junho do ano passado, a prova objetiva teve 73 questões.